Cinema Notícias

A 7º arte é uma boa saída para a fuga do tédio na quarentena

Um Contratempo - Netflix
Um Contratempo

Netflix.

O cinema se tornou cada vez mais importante em nosso cotidiano, isso faz desta arte um gigante na indústria do entretenimento, movimentando milhões todos os anos na produção de filmes cada vez mais elaborados. As tragédias, a dúvida, a insegurança de dias melhores e atualmente o isolamento social tem contribuído ainda mais para o aumento da audiência de filmes e séries.

O entretenimento cinematográfico é uma excelente ferramenta para a distração, para a fuga da realidade e para a diminuição do tédio em tempos de quarentena.

Neste momento a distração se torna um elixir para a manutenção da saúde mental em todo o mundo, uma arma pacífica para preservarmos os pensamentos positivos frente a um arsenal de notícias e informações negativas que assolam o planeta a todo instante. Assim, trouxe 2 dicas de filmes, o primeiro mostra a capacidade que a nossa mente tem de criar uma realidade alternativa para nos proteger e o segundo mostra como o ser humano é capaz de manipular sentimentos para conseguir seus objetivos.

Fractured (Fratura) 2019, disponível na Netflix é um filme americano de suspense psicológico, dirigido por Brad Anderson a partir de um roteiro de Alan B. McElroy. No filme, a mulher e a filha de Ray sofrem um acidente na estrada e desapareceram de um pronto-socorro. E convencido de que o hospital as esconde, ele parte numa busca desesperada para encontrá-las. Neste filme, podemos ver como a mente humana é capaz de criar uma realidade alternativa diante de um trauma. O filme é instigante e envolvente! Uma boa dica para as noites de quarentena.

Contratiempo (Um contratempo) 2016, também disponível na Netflix é um filme espanhol de suspense com direção e roteiro de Oriol Paulo. O filme mostra o jovem executivo Adrián acusado de assassinato, pois é encontrado em um quarto de hotel com o cadáver de sua amante Laura. Adrián nega ser o assassino e toda a obra se desenvolve com ele contando diversas versões para sua advogada a fim de montar sua defesa, mas novos elementos e pessoas vão sendo introduzidas complicando toda a estória.

Esta obra, mostra os 2 lados do termo “confiança” (que significa a crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade; crédito, fé etc.), um deles envolve a confiança ínfima entre homem e mulher e o outro entre cliente e profissional, um advogado. Porém em ambos os casos, a verdade é o ponto crítico para que a confiança se estabeleça. E uma vez estabelecida, estará sujeita a se desfazer com a mentira e a decepção, mostrando o quão frágil podem ser as relações humanas.

Neste filme, confiança e verdade são peças chave nas relações entre os personagens, este suspense espanhol vai instiga-lo do início ao fim, e ao final você poderá refletir sobre a importância da verdade na preservação das relações humanas e na formação de caráter.

Sobre a autora

Alana Farias é professora, doutoranda em neurociências e fundadora do Neuro-In, um grupo de consultoria e pesquisa, especializado em ciências cognitivas e comportamento humano. Para conhecer mais do seu trabalho siga-a no Instagram em @neuro.in e no site: http://neuroin.com.br/

 

Leia também

A ética no cinema: lista de filmes que abordam questões éticas e morais
A ética na televisão: lista de séries que abordam questões éticas e morais
E-book – Guia completo de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
Sexo, moda e comportamento no Feminino e Além

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Passe no ENEM vendo filmes

Guia de Filmes