Convenção das Bruxas
Música

Verão Olodum, o ensaio da banda que é a cara da Bahia bombou mais uma vez!

Ensaio do Olodum


“Um verdadeiro show de música, dança, cores, identidade negra e percussão. Se você ainda não foi, haverá uma última oportunidade, no próximo domingo, 31/01, as 14 h no mesmo local”

Por Pedro Del Mar para o Cabine Cultural

Que maravilha de espetáculo é esse? Essa poderia ser – e certamente também foi – a típica surpresa de um turista que chega ao tradicional ensaio do Olodum pela 1ª vez. Mas foi a minha reação, baiano que já acompanhou vários shows do grupo, ao me deparar com mais uma demonstração de vitalidade e magia da banda que é a cara da Bahia! E acho que é exatamente isso que qualquer artista busca, continuar causando espanto, euforia e alegria no público que já acompanha o grupo há longos anos mas se arrepia como se cada show fosse o primeiro. É como um casal que consegue se apaixonar novamente um pelo outro após anos de casamento. E isso o Olodum consegue como poucos.

Realizado na praça Tereza Batista, no Pelourinho, ao preço de 70 reais, o ensaio do Olodum desta terça (26/01) teve todos os ingredientes necessários para nos lembrar o porque Salvador é um dos destinos mais procurados do Brasil no verão. Completamente lotado, entre turistas brasileiros e de outros países e nativos da capital baiana, a banda subiu ao palco as 20 h em ponto, exatamente como anunciado anteriormente. Isso pode parecer um mero detalhe, mas é sempre bom ressaltar quando se consegue cumprir com os horários pré-estabelecidos. Pontualidade é sempre bom. Ainda, a chuva que caia insistentemente em Salvador nos últimos dias deu uma trégua e abriu espaço para um céu limpo e muito calor, o que certamente fez o consumo de cerveja se elevar. Aliás, por falar nisso, aqui cabe uma pequena crítica: 6 reais na cerveja (Skol) em lata é um tanto quanto abusivo, hein?

Com a energia positiva que já é sua marca registrada, o Olodum entoou suas mais famosas canções e versões de várias outras músicas de artistas consagrados, de Zeca Baleiro a Tim Maia. Com seu leque de 4 vocalistas que se revezam no palco e um corpo de percussionistas que é uma das coisas mais lindas que se pode vê neste chão soteropolitano, o grupo engrenou 4 horas de shows sem intervalo. Neste meio tempo, ainda contou com as mais que especiais participações de Levi Lima, vocalista da Jammil e de Compadre Washington e Beto Jamaica do É O Tchan. Na plateia ainda foi possível ver a presença de figuras ilustres como a do ator da Rede Globo João Miguel Leonelli e do jornalista Gominho da Rede Bandeirantes.

Ensaio do Olodum

Com tudo isso, não resta dúvida de que se há um evento que merece sua presença no verão soteropolitano, este certamente é o ensaio do Olodum. Um verdadeiro show de música, dança, cores, identidade negra e percussão. Se você ainda não foi, haverá uma última oportunidade, no próximo domingo, 31/01, as 14 h no mesmo local.

Viva o verão da Bahia!

Pedro Carvalho (Del Mar) é graduando em Direito e em Ciências Sociais. Desde a adolescência participou ativamente de movimentos estudantis e sociais na Bahia e em Minas Gerais. À margem destas atividades, mas não menos importante, cultiva o hábito da escrita, sempre atento ao que acontece na política, sociedade, comportamento, educação, cultura e entretenimento no Brasil e no mundo.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

Enquanto estivermos juntos