Convenção das Bruxas
Cinema Críticas Notícias

“Você Nem Imagina”: a ótima comédia romântica da Netflix

Você Nem Imagina

“Você Nem Imagina” estreou neste fim de semana e traz uma temática bem leve e divertida para uma questão mais densa, que é a descoberta da sexualidade

Você Nem Imagina” (The Half of It) é um dos mais novos lançamentos da Netflix, e capta uma audiência bem estratégica: a que gosta de comédias românticas (gigante) e a que simpatiza com temáticas gays. A união desses dois gêneros, se é que podemos chamar assim, faz do filme uma ótima opção para o início do mês em um país ainda em quarentena.

O filme conta a história de Ellie Chiu (Leah Lewis), uma estudante tímida e homossexual. Morando a vida toda em Squahamish, a estudante faz trabalhos pagos para alunos menos inteligentes no seu colégio. Ellie acaba aceitando ajudar o apaixonado estudante Paul Munsky (Daniel Diemer) a escrever cartas de amor para Aster Flores (Alexxis Lemire). Desta premissa nasce “Você Nem Imagina”, recheada de situações um tanto absurdas, cômicas e razoavelmente sensíveis.

Leia também

A ética no cinema: lista de filmes que abordam questões éticas e morais
A ética na televisão: lista de séries que abordam questões éticas e morais
E-book – Guia completo de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil

Sexo, moda e comportamento no Feminino e Além

Para começar, vamos às referências. Comédias românticas já são famosas no cinemas há algumas décadas, e nos anos 1980 teve um auge, com alguns dos maiores clássicos do gêneros. Um desses clássicos, Admiradora Secreta, já trabalhava com esta ideia de cartas de amor escritas que dão confusão no fim das contas. No caso do lançamento da Netflix, as cartas são o fio condutor do filme, que mostra claramente para o público os sentimentos por trás dos três personagens principais. Temos Ellie Chiu, que está se descobrindo como alguém que gosta de outra menina, Aster, garota uqe já tem praticamente sua vida decidida, pois o namorado vai pedi-la em casamento com a certeza de que ela aceitará e Paul, garoto não tão desenvolvido intelectualmente, mas que busca algo que o faça crescer.

Estes três personagens bem definidos e interessantes que fazem o roteiro andar e que faz o espectador criar identificação com todos eles, principalmente Ellie, que está naquela fase da vida que se vê como um peixe fora d’água. Ela sabe que é inteligente e capaz, mas ainda assim não é feliz, e isso a todo o momento o filme deixa explicito. Seja pela falta que sua mãe deve fazer, seja por sua identidade de gênero, seja pelo simples fato de gostar de alguém que ela acredita não ter chances de um dia gostar dela.

A história em si, nada original, não chamaria tanta atenção caso Ellie não fosse gay e este ‘triângulo amoroso’ não fosse este ainda não tão comum. Cabe aqui observar que a Netflix vem buscando cada vez mais projetos que tratem esta temática da forma mais natural possível, e em “Você Nem Imagina” temos um aperfeiçoamento desta tendência, já que poucas as vezes que somos levados a pensar no mundo ainda opressivo que os gays vivem.

O filme não busca levantar a bandeira LGBT, mas sim a bandeira da vida normal das pessoas. Nem diria aqui a bandeira do amor porque logo no início Ellie, também narradora do filme, deixa claro que não se trata disso, tal como naquela introdução épica de 500 Dias sem Ela, outra comédia romântica diferenciada.

“Você Nem Imagina” não chega aos pés de 500 Dias Com Ela, mas não é isso que importa. O filme não precisa ser comparado com este, e ademais, numa visão final, o novo lançamento da Netflix faz um grande esforço para entregar um roteiro agradável, personagens bem construídos, atuações convincentes e um desfecho que não surpreende, mas agrada bastante.

Você Nem Imagina” (The Half of It) conta no elenco com Leah Lewis, Alexxis Lemire, Daniel Diemer, Becky Ann Baker, Catherine Curtin, Wolfgang Novogratz e Enrique Murciano.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

Enquanto estivermos juntos