Cinema Generalidades Notícias

7 dicas para produzir vídeos dignos de um Oscar

Video Camera Recording Event – Fonte – publicdomainpictures.net

Dicas – Aprenda a produzir vídeos dignos de um Oscar com dicas simples e que podem ser usadas por pessoas sem experiência na área.

Cultura é sempre bom e ver um filme, série ou documentário bem produzido pode render muitas conversas e elogios. Para conseguir chegar a esse patamar é preciso ser um profissional e entender de filmagem, roteiro, iluminação e muito mais.

Para quem deseja ingressar nesse universo ou quer apenas ser um expectador amador, é possível fazer os seus próprios vídeos.

Nesse caso, eles serão amadores, entretanto, mesmo durando poucos segundos e com recursos limitados é possível produzir vídeos dignos de um Oscar que serão assistidos por muitos. Veja algumas dicas de como conseguir bons resultados.

1. Capte a atenção das pessoas no início

Os primeiros segundos podem ser cruciais para que as pessoas continuem a assistir o vídeo, por isso é preciso que tenham algo que desperte o interesse e chame a atenção.

Faça uma abertura incrível, que seja chamativa, tenha algo que desperte a curiosidade e faça as pessoas quererem saber mais.

Antes de produzir o vídeo, pense nesse detalhes e faça um planejamento levando em consideração o que será um diferencial.

2. Use um aplicativo para produzir vídeos dignos de um Oscar

As técnicas de filmagem serão importantes, porém para fazer a edição do que foi gravado, fazer montagens e adicionar música, será preciso ter um app focado nisso.

É preciso escolher com cuidado qual será o recurso utilizado, pois isso interferirá no resultado final.

Dê preferência para um aplicativo para fazer vídeo com fotos e música grátis que reúna diferentes funções, seja simples de usar e que permita um resultado final de alta qualidade, similar ao de uma profissional.

Com o tempo, você pode até pagar pelo aplicativo e usar mais recursos.

3. Faça boas transições

Mudar de uma imagem para outra ou trocar de cena não pode ser feito de qualquer maneira, é preciso que haja um motivo para que isso ocorra e tenha continuidade.

As transições devem ficar bem feitas, com a interrupção no momento certo, sem que sejam cortadas imagens essenciais. A que entra na sequência deve ser de maneira suave, nada repentino ou que dê a sensação de um trabalho mal feito.

O uso de recursos, como mudar a iluminação, pode fazer toda a diferença durante a transição, por isso é melhor que ela seja feita manualmente para que possa produzir vídeos dignos de um Oscar.

4. Aprenda a usar os equipamentos

Não é preciso ter uma câmera de última geração ou profissional para conseguir ter um vídeo de alta qualidade, mas conhecer o equipamento e saber como usar já garante um melhor resultado para o vídeo.

Mesmo que esteja usando um celular para tirar fotos ou filmar, ajuste o enquadramento para que fique preciso, trabalhe o zoom de modo que consiga captar as imagens desejadas e ajuste o brilho e luminosidade.

Antes de começar a gravar, veja todos os recursos que o equipamento disponibiliza e faça um teste para saber qual melhor irá atendê-lo.

5. Fique atento à iluminação

Se for fazer uma filmagem em local externo, pode aproveitar a iluminação natural, desde que ela seja capaz de captar as imagens do vídeo sem sombras ou baixa luminosidade indesejada.

A posição em relação ao sol deve ser verificada porque ele pode ofuscar a imagem e resultar em algo indesejado.

Nos ambientes internos, aposte na iluminação natural, deixe as imagens bem iluminadas e, se for o caso, trabalhe com as sombras.

6. Recicle vídeos antigos

Uma maneira de melhor o seu conteúdo é aproveitar vídeos antigos, com imagens que foram descartadas no momento da edição ou que foram tão impactantes que podem ser reutilizadas.

Veja o que já possui no acervo e use como um material complementar para produzir vídeos dignos de um Oscar. Para isso intercale as cenas, fazendo transições suaves e agradáveis.

7. Invista no audiovisual

Os conteúdos escritos podem ser ficar muito mais interessantes se forem transformados em áudio, por isso, vale a pena apostar em um personagem falando ou narrador ao invés de escrever as frases nas imagens. Isso gera mais impacto.

Além disso, invista em uma música que complete o que a imagem está dizendo, pois ela ajuda a aumentar a sensação que deseja que as pessoas tenham.

Se for o caso, intercale uma música com um conteúdo narrado. Isso pode trazer bons resultados para o vídeo.

Seguindo essas dicas e apostando em bons recursos, é possível produzir vídeos dignos de um Oscar e ser reconhecido pelo seu trabalho.

 

Mais sobre o Oscar no Cabine Cultural

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta