Notícias Televisão

Roda Viva (7/9) entrevista Lilia Schwarcz, com Beyoncé na pauta

Roda Viva
Roda Viva

Roda Viva desta semana vai entrevistar a antropóloga Lilia Schwarcz, que semanas atrás foi alvo de críticas por conta de seu posicionamento sobre o novo trabalho da cantora Beyoncé

Segunda, dia 7 de setembro, o tradicional Roda Viva vai receber a antropóloga Lilia Schwarcz. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar na TV Cultura.

Quem é Lilia Schwarcz

Autora de diversas obras que reconstituem o passado colonial do País que se reflete no Brasil de hoje, ela é graduada em História pela USP, tem Mestrado em Antropologia Social pela Unicamp e Doutorado pela USP. Atualmente, é professora titular do Departamento de Antropologia da USP.

Leia também

A ética no cinema: lista de filmes que abordam questões éticas e morais
A ética na televisão: lista de séries que abordam questões éticas e morais
E-book – Guia completo de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
Sexo, moda e comportamento no Feminino e Além

Com o livro As Barbas do Imperador, sobre a vida e o reinado de Dom Pedro II, ela venceu o Prêmio Jabuti de 1999, na categoria de Melhor Ensaio e Biografia. Também é autora, entre outras obras, de O Espetáculo das Raças e Brasil – uma Biografia, esse último em parceria com Heloisa Murgel Starling.

Lilia Schwarcz sempre alertou para os males que afetam a sociedade brasileira, principalmente o racismo e as desigualdades sociais. Em seu livro mais recente, Sobre o Autoritarismo Brasileiro, ela examina as raízes dessa tendência, que sempre predominou no País, aliada à triste herança do passado colonial e da escravidão. O que explica o fato de o Brasil permanecer como uma nação excludente e distante de uma sociedade justa e igualitária.

Beyoncé

Mesmo com um currículo invejável, o que chamou a atenção ao nome de Lilia Schwarcz foi o fato de semanas atrás ela ter escrito um artigo de opinião com críticas pontuais ao novo álbum da cantora Beyoncé. Evidente que minutos depois ela foi criticada e ‘cancelada’ nas redes sociais.

A bancada de entrevistadores será formada por Yasmin Santos, jornalista da revista Piauí; Pedro Doria, editor do Canal Meio; Fábio Cardoso, escritor e jornalista do podcast Rio Bravo; Paula Carvalho, historiadora e editora-assistente da revista Quatro Cinco Um e Adriana Ferreira Silva, editora-executiva da revista Marie Claire. Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso.

 

Curta nossas redes sociais

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta