Convenção das Bruxas
Cinema Literatura Notícias

Assista: filme sobre Clarice Lispector disponível de graça no Festival Inffinito

Lispector & Eu
Lispector & Eu

Clarice Lispector – “Lispector & Eu” e “Adoráveis Paspalhas” participam da 24ª edição do festival, que vem acontecendo desde o dia 26 de setembro e vai até 25 de outubro de 2020, nos EUA

Uma das mulheres mais admiradas da literatura brasileira, Clarice Lispector é tema do curta metragem “Lispector & Eu”, do diretor carioca Ricardo Chreem. O curta foi selecionado para a 24ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival, o maior e mais importante festival de filmes brasileiros no exterior, que vem acontecendo desde o dia 26 de setembro e que vai até o dia 25 de outubro, nos Estados Unidos.

A edição deste ano está disponível na plataforma streaming www.inff.online, em todo o território americano e em uma seleção especial para o Brasil.

Leia também

A ética no cinema: lista de filmes que abordam questões éticas e morais
A ética na televisão: lista de séries que abordam questões éticas e morais
E-book – Guia completo de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil

O curta-metragem “Lispector & Eu” (Rio de Janeiro, julho de 2020. 8´) ficará disponível gratuitamente durante todo o festival, na plataforma do evento, dentro da mostra “Curta panorama”. O documentário sobre a escritora Clarice Lispector (Ucrânia, 1920 – Brasil, 1977), com a atriz Rita Elmôr (São Paulo, 1974), aborda a semelhança física entre as duas e conta que, ao produzir sua foto para a divulgação da peça sobre Lispector, a paulistana jamais imaginou que sua imagem se confundiria com a da consagrada escritora na vida real. E que seria usada, sem o seu consentimento, por diversos veículos de comunicação. O documentário é dirigido por Ricardo Chreem, com texto e interpretação de Elmôr. O filme também foi selecionado para o Barcelona Indie Film Festival, na Espanha, de 16 a 29 de novembro.

O diretor

Artista múltiplo, Ricardo é diretor, roteirista, ator e artista visual. Ele havia acabado de se mudar com a família para Houston, nos EUA, para fazer uma mentoria em cinema, quando veio a pandemia. O período foi muito produtivo para ele que, além de finalizar os dois documentários que participarão do Inffinito, aproveitou o isolamento social trazido pela pandemia para experimentar a linguagem audiovisual de diversas formas, criando o canal “Rick Chreem”, no YouTube.

“Foi um bom exercício, trabalhando com a minha ‘EUquipe’, ou seja, eu fazia a luz, ligava câmera, atuava, fazia o texto, a música, a edição e a arte do canal, que tenta, através de videografismos, falar de existencialismo, filosofia contemporânea, psicologia e assuntos que eu considero pertinentes, mas sempre com humor”, avalia.

Dentre os projetos criados para o canal, estão dois curtas-metragens ainda inéditos: “Marcha dos abajures indignados” (Rio de Janeiro, 2020. 6´) e “O estado celular do ser” (Rio de Janeiro, 2020. 10´), que estarão disponíveis no canal do YouTube do diretor a partir do dia 1 de outubro. O primeiro cobre as várias fases do processo da interferência urbana ocorrida na ultima edição do festival de teatro “Riocenacontemporânea”, realizada na Casa de Cultura Laura Alvim e no Baixo Gávea, no Rio de Janeiro. Na intervenção, 25 pessoas vestiram cúpulas de abajur acesas e caminharam pela orla de Ipanema, inspiradas pelo curta “Eu me recuso ao papel de abajur”, que deu origem à performance “Eu me recuso” e ao “Manifesto eletrônico dos abajures indignados”.

“O estado celular do ser” trata do processo de construção da performance ocorrida no Teatro Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro, em 2018, quando interpretou um ator com fobia de público, que cria uma traquitana com vários aparelhos celulares no lugar de seus olhos e boca, funcionando como uma interface entre ele e a plateia.

Serviço: “Lispector & Eu”

“Lispector & Eu” (Rio de Janeiro, 2020. 8´)

De 26 de setembro a 25 de outubro de 2020

Gratuito através da plataforma do festival Inffinito: www.inff.online

Direção: Ricardo Chreem

Roteiro: Rita Elmôr e Ricardo Chreem

Elenco: Rita Elmôr

 

Curta nossas redes sociais

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

Enquanto estivermos juntos