Convenção das Bruxas
Crítica TV Notícias Televisão

Crítica: Domingo Espetacular x Fantástico – Quem ganha?

Assista | Fantástico deste domingo exibe nova matéria sobre roubos de celulares
Fantástico deste domingo

Domingo Espetacular x Fantástico: com os dois programas ocupando o mesmo dia e horário dentro da programação da rede aberta, fica a pergunta no ar: qual escolher e por quê?

Domingo à noite e você está em casa, sentado no sofá, esperando só começar a revista eletrônica tradicional que irá te entreter, além de te deixar informado sobre tudo de mais relevante que aconteceu durante a semana. A questão começa a complicar quando nos deparamos com uma dúvida: qual das duas revistas eletrônicas escolher para assistir: o Domingo Espetacular, da Record TV ou o Fantástico, da Rede Globo?

O programa da Record TV começa um pouco mais cedo, às 19h45, enquanto que o Fantástico tem início às 20h. Apesar de começar mais tarde, o programa da Rede Globo termina antes, cerca de 40, 50 minutos.

Leia também

A ética no cinema: lista de filmes que abordam questões éticas e morais
A ética na televisão: lista de séries que abordam questões éticas e morais
E-book – Guia completo de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil

Posto estes elementos iniciais, vamos ao que mais importa aqui: responder a pergunta: o que vale mais a pena ver? E a resposta, como sempre, não é tão simples, pois vai de encontro a uma série de fatores, incluindo até mesmo a sua posição política.

Vamos analisar ponto a ponto a partir de agora.

Confiabilidade – Nesse aspecto, não há consenso, mas o jornalismo da Rede Globo sempre foi colocado como o mais respeitado do país, e um dos mais elogiados do mundo. A equipe do Domingo Espetacular, menos conhecida, soa também menos confiável, e isso se deve ao próximo ponto.

Pautas – Aqui o Fantástico ganha por muito se considerarmos a relevância das reportagens exibidas. A equipe de jornalismo do Fantástico sempre conseguiu furos de jornalismo e matérias de impacto nacional, enquanto que o time da Record TV ainda busca diminuir esta distância, bem grande. Basta observarmos a cobertura de ambos os programas a respeito da pandemia do Coronavírus. O Domingo espetacular não chegou a emplacar uma só grande reportagem sobre o tema, enquanto que a equipe de jornalismo da Rede Globo volta e meia acerta.

Leveza – Falando da epidemia, foi durante esta época que o Fantástico passou a ser chamado por muitos como o Show da Morte, numa alusão a marca da revista, que sempre foi marcado pelo lema O Show da Vida. Nesse ponto, o Domingo Espetacular ganha, pois desde a gênese da revista que um dos pontos centrais do programa é entreter seu público. Com quadros fixos, incluindo ai um bem fofo com cães e gatos divertidos, além de séries como Mitos, o Domingo Espetacular se apresenta como um programa bem mais leve que o Fantástico.

Olhar enviesado – Este termo nasceu faz algum tempo mas somente nestes últimos anos ganhou força, com o acirramento político partidário que existe hoje no país. Neste sentido, temos dois polos sendo representados aqui. O Fantástico atualmente faz oposição sistemática às pautas ideológicas do governo, além de ser muito crítico com o presidente Jair Bolsonaro. Assim a tendência é o Fantástico agradar mais espectadores mais progressistas, para quem gosta de usar este termo. Já o Domingo Espetacular, que está numa emissora chefiada por um bispo, obviamente possui uma linha editorial mais conservadora, além de atualmente estar alinhada ao presidente Bolsonaro. Desta forma muito provavelmente você não verá crítica alguma ao governo. Sendo assim, a escolha é mais automática: bolsonaristas assistem ao Domingo Espetacular e anti bolsonaristas veem o programa da Rede Globo.

Domingo Espetacular Carolina Ferraz
Domingo Espetacular Carolina Ferraz

Apresentadoras – Neste aspecto a Record TV acabou de conseguir um trunfo, que foi a contratação da linda e inteligente Carolina Ferraz, que trouxe todo o seu know how conquistado na Rede Globo e a sua beleza, genuína, e transformou bem rápido o programa da Record. No Fantástico, temos já há alguns anos a apresentação de Poliana Abritta, que teve um início apagado, mas que atualmente vem conseguindo consolidar bem a sua imagem a do programa da Globo. Mesmo assim, ganha Carolina.

Dinamismo – O Domingo Espetacular consegue começar mais cedo, terminar mais tarde, e ainda assim ficamos com a impressão que o Fantástico teve mais reportagens. Por isso a revista da Rede Globo ganha no aspecto dinamismo. Ademais, chega a ser irritante o que a produção do programa da Record faz com o seu espectador, desmembrando uma reportagem simples em três grandes matérias, com várias inserções comerciais. Se gasta muito mais tempo para exibir reportagens que não merecem tal destaque. Neste ponto a equipe de jornalismo da Rede Globo ganha de lavada.

Burburinho – Por último, temos o burburinho que os programas causam nas redes sociais. Aqui novamente a Rede Globo ganha, pois sempre investe em reportagens investigativas bem interessantes, e não se apega aparentemente a nomes, enquanto que a Record TV parece não querer de forma alguma exibir matérias críticas da Igreja Universal, de políticos como o Marcelo Crivella, e do nosso presidente. Porém, consegue fazer uma série de matérias pesadas contra a Rede Globo, que em contrapartida, não exibe tais reportagens com denúncias que aportam na emissora, como casos de corrupção, ou de assédio sexual que seus funcionários são acusados de cometer.

Resultado final.

Como falado no início, o resultado final não reflete necessariamente se um é melhor que o outro ou se o outro é mais relevante. Quem tem uma relação mais íntima com o jornalismo tradicional certamente vai gostar mais do Fantástico e será este o programa escolhido para passar a noite de domingo. Já para os espectadores que querem começar a semana de uma forma mais leve, o Domingo Espetacular te dá mais opções.

E você, fica com qual?

 

Curta nossas redes sociais

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

Enquanto estivermos juntos