Convenção das Bruxas
Crítica TV Notícias Televisão

Análise: A Fazenda x Big Brother Brasil – Quem ganha?

BBB20
BBB20

A Fazenda x BBB: dois principais produtos das duas principais emissoras do país disputam não somente a audiência, mas um lugar cativo dentro do universo da cultura pop e das redes sociais

Diante de tamanha repercussão da nova edição do principal programa e produto da Record TV, pela primeira vez, provavelmente, podemos fazer este questionamento sem que uma vitória acachapante do reality da Rede Globo seja defendida. Não que o Big Brother Brasil tenha se perdido em sua última edição, muito pelo contrário, talvez tenha sido uma das três melhores edições da história; a novidade é que o reality da emissora paulista deu um salto gigantesco, não em qualidade, como veremos a seguir, mas em poder de fogo no universo televisivo e das redes sociais, que moldam o mundo da cultura pop atualmente.

Com todos esses elementos novos, fica a questão para ser respondida: qual o melhor reality brasileiro: A Fazenda ou Big Brother Brasil? Vamos analisar alguns tópicos.

Emissora – Nesse primeiro item, o BBB sai na frente, já que é exibido pela maior emissora do país, uma das maiores do mundo. A Rede Globo eleva sobremaneira o alcance de um produto, e o BBB sabe bem disso. Se os programas fossem em emissoras opostas, certamente estaríamos falando aqui que A Fazenda estaria levando vantagem. Falar da emissora logo de cara é interessante também porque recai sobre uma questão que veremos ainda: a linha editorial do programa. A Globo, como emissora bem mais progressista e liberal, aceita uma séries de comportamentos e até os divulga, enquanto que a Record, como sendo mais conservadora, certamente tenta esconder momentos de embriaguez, de sexo entre participantes, e de falas polêmicas. Nesse sentido o reality da Rede Globo acaba mostrando uma realidade mais próxima da nossa.

Leia também

A ética no cinema: lista de filmes que abordam questões éticas e morais
A ética na televisão: lista de séries que abordam questões éticas e morais
E-book – Guia completo de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil

Apresentadores – Este é um assunto dinâmico, já que ambos os realitys passaram ao longo dos anos por mudanças na apresentação. Enquanto que Pedro Bial, do BBB, sempre foi imbatível, e o melhor de todos estes que já passaram pelos programas, na Record TV Roberto Justus foi uma decepção gigante. Sem carisma, sem nada, ele foi certamente o pior. Nos encontramos atualmente com dois, Thiago Leifert, no BBB, e Marcos Mion, na Fazenda. Nesse embate, por mais que Leifert seja inteligente e antenado, Marcos Mion ganha, pois ele tem um arsenal de cultura pop na sua carreira que ninguém consegue alcançar. Mion já foi o grande nome da MTV, com os seus quadros de humor ácido, e na Record conseguiu reproduzir. Ganhou fama e cresceu, sobretudo depois da paternidade. Hoje ele é uma mistura de nerd, pop e mundo adulto. A pessoa perfeita para qualquer reality.

Participantes – Aqui temos um empate técnico, pois nessas mais recentes edições dos realitys tanto o BBB quanto A Fazenda souberam escolher a dedo os participantes. O Big Brother teve o bônus de fazer isso não somente usando os influenciadores, como é o caso de A fazenda, mas também com as pessoas ‘comuns’, já que a vencedora saiu justamente do grupo das pessoas anônimas. Esta edição de A Fazenda certamente é a mais bem sucedida da história, pois a produção soube pescar dentro do submundo das celebridades nomes polêmicos como Biel, e nomes icônicos como Jojo Todinho. Tem para todos os gostos.

Audiência – Se formos olhar somente os números de modo frio, ai temos uma vitória do BBB, mas já tratamos aqui do alcance que ambas as emissoras tem no país. Sendo assim, o que a Record vem conseguindo com a sua mais nova edição equivale aos números grandiosos do BBB no primeiro semestre. A Fazenda tem quase que monopolizado as conversas das redes sociais em quase todas as noites, em tem conseguido criar uma dor de cabeça gigante na Rede Globo. Só isso mostra o quão grandiosa tem sido a audiência do programa da Record em 2020.

O resultado.

Depois dos tópicos abordados, fica a impressão de que mesmo com números e alcance maiores, o BBB não consegue uma vitória tão grande como muitos pensariam. Claro que o reality da Rede Globo ainda chama mais atenção, e o fator emissora conta muito, mas A Fazenda 2020 vem mostrando que dá para brigar de igual para igual com a maior emissora do país.

 

Curta nossas redes sociais

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Marcadores

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Assista ao trailer

Enquanto estivermos juntos