Cabine Cultural

Programas de TV estreiam temporadas sobre a pandemia de coronavírus

Grey's Anatomy
Grey’s Anatomy

Coronavírus na TV

A arte tem imitado a vida nestes tempos de Covid-19: vários programas de TV optaram por escrever seus roteiros baseados na pandemia para suas novas temporadas … mesmo quando as temporadas em questão foram atrasadas pela própria pandemia.

As histórias mais óbvias sobre coronavírus aparecem em dramas médicos americanos como “Grey’s Anatomy”, “The Good Doctor” e também no sucesso brasileiro “Sob Pressão”. Mas as séries de TV foram além do gênero dramático, algumas chegam ao telespectador relatando situações hilárias que ocorreram durante a pandemia, outras abordam o tema através de personagens devidamente protegidos com máscaras e socialmente distantes.

Na TV americana, “Superstore”, por exemplo, está entre as comédias que incorporam os enredos do coronavírus e o seu impacto. Por lá, alguns dramas criminais processuais como “NCIS: New Orleans” contam com episódios que ocorrem durante a pandemia.

Então, vale a pena conferir abaixo os esforços da TV para representar a crise de saúde na vida real, com base em como o coronavírus foi escrito em cada programa de maneira interessante, perfeita ou sensível.

“Grey’s Anatomy”

Dramas médicos tiveram uma oportunidade única na vida de abordar diretamente a pandemia, incluindo Grey’s Anatomy, da ABC, que abriu a última temporada com o episódio “Station 19”, definido algumas semanas após o início de o surto de Covid-19 em Washington.

Onde assistir: Netflix.

“The Good Doctor”

O outro drama médico da ABC, The Good Doctor, também estreou com um episódio de duas partes dedicado à pandemia do coronavírus, na 4ª. temporada. Os novos capítulos da série, já em exibição nos Estados Unidos desde novembro, devem chegar ao streaming brasileiro no início de 2021.

Onde assistir: Globoplay.

“The Resident”

O drama médico “The Resident” também terá seus primeiros dias do surto do Covid-19 em sua estréia da 4ª. temporada, que irá ao ar nos Estados Unidos apenas em 2021. Episódios futuros continuarão a explorar as consequências da doença a longo prazo, mesmo além da implementação em larga escala de uma vacina.

Onde assistir: NET Now e Fox (TV por assinatura).

“NCIS: New Orleans”

A série explorará as ramificações mais amplas da pandemia por meio da personagem de CCH Pounder, Dra. Loretta Wade. Os novos episódios verão a médica legista sobrecarregada com os corpos daqueles que foram mortos pelo vírus, incluindo uma pessoa que ela conhecia pessoalmente, disse a atriz à TV Line.

Onde assistir: A&E (canal por assinatura)

This is Us

“This Is Us”

O drama da NBC fez um bom trabalho ao levar a viagem de aniversário de Kevin e Kate para a cabana – mostrando uma sequência cronológica de muito antes da Covid-19 se tornar um nome familiar sombrio – e entrelaçar a pandemia de uma forma crível. Desde então, os novos episódios da 5ª. temporada mostrarão muitas máscaras e os personagens Randall e Beth discutindo como a doença quase destruiu seu estúdio de dança. Em suma, “This Is Us” dará um tratamento razoável e realista da situação atual.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

“New Amsterdam”

A série da NBC é inspirada no hospital da cidade de Nova York, um dos que mais sentiu o impacto da pandemia quando a metrópole se tornou o epicentro no início deste ano. A série não deve retornar antes de 2021, mas o seu criador, David Schulner, disse à revista Us Weekly que a próxima temporada irá explorar tópicos em torno do vírus, incluindo desigualdade racial, movimentos antivacinas e violência contra trabalhadores da linha de frente.

Onde assistir: Globoplay.

“Black-Ish”
Com Rainbow como um médico trabalhando em um hospital, a sitcom da ABC tinha uma plataforma sólida a partir da qual abordar a pandemia: o monólogo de Bow na estreia, que tratava de como as pessoas não estavam levando a Covid-19 a sério o suficiente, teve um impacto oportuno.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

“Superstore”

A estréia da 6ª temporada de “Superstore” causou gargalhadas enquanto passava pelos primeiros meses da pandemia para mostrar como os trabalhadores essenciais da loja de departamentos estavam mal preparados para as novas demandas do trabalho, incluindo a corrida de clientes desesperados por papel higiênico e desinfetante para as mãos.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

Sob Pressão

“Sob Pressão”

A série brasileira “Sob Pressão” dedicou dois episódios especiais para a Covid-19, com o título “Plantão Covid”. No drama, a Dra. Carolina (Marjorie Estiano) e o Dr. Evandro (Julio Andrade) atuam na linha de frente do coronavírus. Além de retratar a gravidade da doença, o programa fez uma homenagem aos profissionais de saúde que estão enfrentando a crise sanitária na pandemia.

Onde assistir: Globoplay.

Dica bônus:

“Social Distance”

Do criador de “Orange Is the New Black”, Jenji Kohan, a produção emprega o formato de vídeo-chat, embora a série de antologia de oito episódios tenha um tom mais fundamentado. “Social Distance” foi feita inteiramente durante os primeiros meses da quarentena e mostra o poder das pessoas em face da incerteza e do isolamento, bem como a forma que a tecnologia foi usada para conectá-las.

Onde assistir: Disponível na Netflix, a série foi totalmente dedicada à pandemia.

Sair da versão mobile