Cabine Cultural

5 filmes e documentários imperdíveis para quem é fã de arquitetura

: Filmes e documentários podem ser uma ótima fonte de inspiração e informação para arquitetos e designers de interiores
Filmes e documentários podem ser uma ótima fonte de inspiração e informação para arquitetos e designers de interiores

“5 filmes e documentários imperdíveis para quem é fã de arquitetura”

Foi-se o tempo em que as referências eram buscadas apenas na literatura. Hoje em dia existem diversas fontes para as mais diversas profissões encontrarem inspiração. Filmes, séries e documentários são ótimas opções em diversas áreas, especialmente para quem é fã de arquitetura.

Dos mais antigos aos modernos, os cenários reproduzem diversos estilos arquitetônicos que passeiam ao longo de muitos séculos. Quer conferir 5 filmes imperdíveis para quem ama arquitetura? Veja nossa seleção:

1 – A vida é um sopro

Esse filme conta a história de nada mais nada menos que Oscar Niemeyer, grande nome da arquitetura moderna no Brasil e no mundo. As cenas retratam quem foi Oscar, enaltecendo sua história. Ele mesmo fala de seus principais projetos. E como sua forma de ver a arquitetura sempre foi bastante poética, nesse filme também é retratado como Niemeyer enxerga a vida.

2 – The Human Scale

Mais um clássico da área, The Human Scale é um dos filmes obrigatórios no currículo de qualquer arquiteto. Trazendo reflexões sobre o planejamento para o futuro, o filme dinamarquês traz dados coletados em entrevistas com profissionais já atuantes e também informações acadêmicas. A obra aponta uma previsão de que até metade do século, 80%da população mundial estará vivendo em centros urbanos, número que hoje é de aproximadamente 50%. Vale a pena pelas reflexões.

3 – Minimalismo: Um Documentário Sobre as Coisas Importantes

Há um movimento bem minimalista dentro da arquitetura. Esse estilo vem agradando as pessoas nos últimos anos, não só pela beleza, mas especialmente pela filosofia de vida para ser feliz com menos. É sobre isso que esse documentário fala. “Menos é mais”. A história retrata sobre Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, fundadores de The Minimalists.

4 – A Origem

Protagonizado por Leonardo di Caprio, esse é um filme clássico para estudantes de arquitetura. Nele, di Caprio é um ladrão de pensamentos. Seu grande desafio é roubar o pensamento de um cliente. Nessa obra você também vai conhecer a personagem Ariadne, uma estudante de arquitetura recrutada para um grande projeto. Está curioso? Sem mais spoilers.

5 – Elevado 3.5

Essa obra brasileira retrata a história do famoso Minhocão, uma via expressa de 3,5 km chamada Presidente João Goulart, que cruza o centro de São Paulo. Além de mostrar essa via construída na ditadura militar, o filme ainda revela a histórias das pessoas que vivem por lá e também quem passa de carro diariamente.

Bônus

Além de filmes e documentários, existem séries imperdíveis para quem é da área. Essa dica extra foi trazida pelos editores do portal SweetestHome, especializado em artigos para deixar sua casa mais funcional e bonita. O bônus é a série de 2017, “As casas mais extraordinárias do mundo”. Ela conta com duas temporadas de 12 episódios, repleta de inspirações em diferentes países. Se você quer conhecer as construções mais incríveis do mundo, não pode perder essa.

Sair da versão mobile