Cinema Lista de filmes Notícias

4 produções na Netflix que vão mudar a forma como você vê os alimentos

What The Health
What The Health

Na Netflix você encontra os mais diversos tipos de produções sobre os alimentos

Você sabe o que você come? O que nutre o seu corpo? De onde vêm os alimentos que estão, diariamente, na sua mesa e quais são os efeitos dos ingredientes no seu organismo e no meio ambiente? De uns tempos para cá, esses e outros questionamentos começaram a ganhar destaque.

Não à toa, uma das gigantes do segmento de filmes, séries e documentários, a Netflix, tem investido cada vez mais em um catálogo diversificado de produções com temáticas que vão desde denúncias sobre a produção de alimentos a exemplos de como se nutrir melhor para garantir uma boa saúde.

Para Joana Dias, especialista em Saúde do Saudavel e Forte, a pandemia da Covid-19 tem sido a maior responsável por acelerar esse cenário no qual as pessoas estão em busca de novos hábitos alimentares. “Antes, aceitávamos o que estivesse disposto na prateleira do supermercado. Hoje, as pessoas dedicam mais tempo para entender a lista de ingredientes, saber a procedência do produto, evitar alimentos processados, industrializados com corantes e conservantes em prol da saúde do corpo e do planeta”, acrescenta Joana.

E o fato é que reportagens, filmes e documentários são as formas mais acessíveis e eficazes para ampliar o conhecimento e ajudar a sanar as principais dúvidas sobre o que comemos e o impacto no meio ambiente.

Com isso em mente, selecionamos quatro produções da Netflix que estão no topo da lista de preferência dos assinantes da plataforma e que tratam de temas variados sobre a alimentação. Confira:

1 What The Health

Esse é um documentário que busca desvendar o universo do consumo de alimentos transgênicos e processados, comprovadamente maléficos para a saúde e, ao mesmo tempo, tão presentes na rotina de alimentação da maior parte da população mundial.

Além de mostrar o impacto desses produtos para a saúde, What The Health também evidencia os efeitos da produção desses alimentos no meio ambiente.

2 Cowspiracy: The Sustainability Secret

Um dos mais famosos documentários do momento, Cowspiracy denuncia a agropecuária como sendo a principal causadora do desmatamento, do consumo desenfreado de água e da poluição no planeta. E vai além.

O documentário destaca a participação de entidades internacionais, algumas ligadas à proteção do meio ambiente, ainda que em forma de negação ao não querer discutir e tratar o fato exposto.

3 Cooked

Cooked é dividida em quatro capítulos e estrelada por Michael Pollan, escritor e estudioso da boa alimentação e defensor do “cozinhe em casa”. A série documental é inspirada no seu livro “Cozinhar, uma história natural da transformação”.

Cada capítulo é baseado nos quatro elementos da natureza: fogo, água, ar e terra e evidencia a necessidade de se reconectar com a essência dos alimentos, de onde eles vêm, como são preparados e transformados por cada elemento e cultura.

4 Rotten

Exibido em seis episódios, esse documentário leva o telespectador a uma jornada por todo o processo de produção dos alimentos até chegar à mesa do consumidor.

Com isso, a filmagem revela, entre outras denúncias, a fraude e a corrupção na produção de itens agrícolas, em especial da carne, a adulteração do mel e a privatização da pesca.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta