Cítrica
Nesta terça-feira, 23 de abril, entrou em circulação a 3ª edição do Cítrica, periódico que abre espaço de debate sobre as produções artísticas da Bahia. Lançada através do Programa de Incentivo à Crítica de Artes, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), a publicação é desenvolvida em processo colaborativo entre profissionais que cursaram a Oficina de Qualificação em Crítica, realizada no final de 2012, com a equipe da FUNCEB, mas também convida novos interessados em aderir ao trabalho de contribuir para o fortalecimento do campo da crítica no estado.
Neste número, o Cítrica destaca uma das maiores artistas da Bahia: Gal Costa, em texto escrito por Cadu Oliveira sobre o que expressa o novo trabalho da cantora, Recanto Ao Vivo. O rosto de Gal ilustrado na capa é assinado pelo desenhista Chico Brasil, que colabora como convidado.
Baixe esta edição da Cítrica Aqui
Das artes visuais, mais um ícone da Bahia, Rubem Valentim, é trazido por Jonas Nogueira, que desvenda a sala especial dedicada ao artista no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Já a mostra Uma Foto para Vinicius de Moraes, que marca em Salvador o início das comemorações pelo centenário de nascimento do poeta, é tratada por Thiara Filippo. Das mais recentes produções das artes cênicas da Bahia, estão o musical Amor Barato, 18ª montagem do Núcleo de Teatro do TCA, analisado por Arlon Souza, e Amnésis – Uma Busca Intencional Pela Lembrança, do Grupo Toca de Teatro em parceria com a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em texto de Lorena Caliman. Amanda Aouad e Ari Cabral assinam uma tirinha de Thomas, o Rato de Cinema, utilizando o lugar reservado para a tradicional forma de questionar e criticar as realidades sociais através de ilustrações.
Com previsão de quatro edições mensais financiadas pela FUNCEB, o Cítrica tem uma tiragem de 6.000 exemplares, parte dela encartada no Diário Oficial do Estado da Bahia. Autores de críticas, chargistas, quadrinistas, cartunistas e ilustradores interessados em publicar seus trabalhos na versão impressa ou digital do Cítrica podem acessar o regulamento no blog e enviar para a equipe de produção.