Música

Última semana de MINHA, espetáculo inédito de Wilson Sayão, no Teatro Dulcina

Minha – Foto de Serginho Carvalho

MINHA é um texto inédito de Wilson Sayão, dramaturgo vencedor dos prêmios Shell (1990 e 1997) e Mambembe (1997). O monólogo foi escrito no final da década de 1990

Esta é a última semana para você conferir o monólogo MINHA, de Wilson Sayão, no Rio de Janeiro. Com o ator Osvan Costa no palco, a peça convida o público a reflexões sobre temas do cotidiano humano como solidão, inadequação social, preconceitos, casamento e a iminência da morte. O texto profundo e arrebatador trata de assuntos que muitas vezes não são falados, não são discutidos e não são expurgados. Mas também, e sobretudo, a importância do companheirismo e do amor.

MINHA é um texto inédito de Wilson Sayão, dramaturgo vencedor dos prêmios Shell (1990 e 1997) e Mambembe (1997). O monólogo foi escrito no final da década de 1990, ambientado num quarto de hospital e pontuado com canções emblemáticas, entre elas Minha de Francis Hime e Ruy Guerra que dá título à peça.

O texto foi apresentado ao grupo “Tá na Rua” durante uma oficina de leitura – a Studio A – conduzida pelo diretor Amir Haddad, em 2016. No ano seguinte, Amir encorajou o ator e realizador Osvan Costa, integrante do grupo, a montar o espetáculo, além de incentivar a atriz e diretora Fátima Leite a dirigi-lo sob sua supervisão. Wilson Sayão, um dos mais importantes autores da cena brasileira, não tinha um texto montado há 15 anos.

Um homem casado, pai de dois filhos, funcionário público, divide seu tempo entre o trabalho, casa e compromissos sociais com as visitas diárias à sua esposa, que se encontra em estado de coma num leito de hospital devido a uma cirurgia malsucedida. Numa destas visitas este marido revela-se, como talvez nunca houvesse feito. Apresenta-se assim sem máscaras e sem qualquer disfarce social que até ali havia conduzido a sua vida, travando um “diálogo” com esta mulher em coma, amor de sua vida, que, no entanto, no estado em que se encontra não ouve, não fala, não vê e não sente.

Ficha Técnica
Texto WILSON SAYÃO Direção FÁTIMA LEITE Elenco OSVAN COSTA Supervisão AMIR HADDAD Iluminação AURÉLIO DE SIMONI Cenografia FERNANDO MELLO DA COSTA Figurinos LILIAM BUTINI Coreógrafo TONI RODRIGUES Preparação vocal JAQUELINE PRISTON Direção de produção RAFAEL FLEURY Coordenação de projeto OSVAN COSTA Operação de luz CRIS FERREIRA Operação de som RAFAEL FLEURY Iluminador assistente GUIGA ENSA Contrarregra THIAGO DE ASSIS Programação visual WELLINGTON SOUZA Ilustração GILBERTO NASCIMENTO NETO Fotografia still SERGINHO CARVALHO Consultoria, pesquisa e colaboração musical ALESSANDRO PERSAN Assessoria de imprensa LU NABUCO ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO

Realização RIQUIXÁ INVENÇÕES ARTÍSTICAS

Shares: