João Milet Meirelles
O lançamento do livro é nesta sexta-feira (14/06), às 19h, com pocket show de Ronei Jorge, Jarbas Bittencourt e do próprio fotógrafo, que também é músico.
A obra condensa um outro discurso sobre o espetáculo de mesmo nome, encenado pelo Bando de Teatro Olodum, refletindo o tempo, a tradição e a ancestralidade. A edição traz anexo o texto completo da peça, imagens do ensaio e de cinco sessões do espetáculo, que rendeu ao coreógrafo Zebrinha o Prêmio Braskem de Teatro 2010 também o de Profissional do Ano. “Bença” é a penúltima montagem do Bando de Teatro Olodum, resultado de dois anos de pesquisa do projeto “Respeito aos Mais Velhos”, patrocinado àquela época pelo edital de manutenção de grupo cultural da Petrobrás, o que permitiu um intenso laboratório sobre as questões que norteiam o tema. No trabalho, dirigido por Marcio Meirelles, os saberes de mestres como Makota Valdina, Bule-Bule e Cacau do Pandeiro se cruzam, através das linguagens da dança, da música e do audiovisual, para falar do tempo, da memória cultural do povo negro e de sua ancestralidade.
Bença
JOÃO MILET MEIRELLES
Formado em Composição (pela UFBA); Áudio e Acústica (IAV); Livre Improvisação (ECA/USP). Fotógrafo autodidata. Trabalhou como fotógrafo e músico em diversas peças teatrais e de dança com grupos importantes da cena cultural de Salvador como o Bando de Teatro Olodum, A Outra Cia de Teatro, Cia Viladança, Dimenti, Cia Novos Novos, além de grupos e artistas internacionais como o coreógrafo Tadashi Endo (Japão), Euro-Japan Theatre Organization (Japão) e Science Friction (Canadá). Participou das exposições: “Dança das Muitas” no Teatro Vila Velha, ao lado da fotografa Ingrid Klinkby e da ilustradora Vânia Medeiros; “Entre Centros” na galeria do ICEIA, ao lado de Marcondes Dourado, Caetano Dias, Gaio, dentre outros; Sua mais recente exposição individual foi “Bença”.
Valor do Livro: R$ 50
14/06 | sex | 19h | Teatro Vila Velha