Notícias

Não deixe o bullying acabar com o geek que há dentro de você

Geek

“Então se eu tenho alguma coisa a dizer às vítimas é para não deixar de ver o que gostam, estudar muito e ser exatamente o que quiser”

Sim, somos alvo de bullying! Porque somos estudiosos, por gostarmos de quadrinhos, porque preferimos a leitura. São muitos os porquês, mas o que não pensam é o principal, o fato de sermos livres para ser quem somos.

Geek, nerd, estudioso, bicho do mato, tanto faz, o importante é não deixarmos de ser quem somos por conta das outras pessoas. Por esse motivo, resolvi escrever para o Dia do Orgulho Geek, comemorado em 25 de maio. Temos muito com o que nos orgulhar, afinal atualmente é cult gostar deste universo.

Mas a questão que eu quero trazer neste dia comemorativo é o bullying, causa de muitas frustrações para os garotos que o sofrem. É dever dos pais, professores e, até mesmo, das personalidades famosas que representam o mundo nerd reforçar os projetos que combatem esta violência.

Como por muitas vezes durante a infância sofri com as famosas “zoadinhas”, fiz questão de utilizar da minha ferramenta, o cinema, para alertar sobre a importância da temática com o filme Bullies, produzido e dirigido por mim.

Na produção cinematográfica, um garoto de 10 anos chamado Eugene sofre bullying na escola. Até que um dia, enquanto se escondia de quem o atormentava, descobre um esconderijo que pode o salvar de todos os seus problemas. Porém, para isso ele precisa estar disposto a abrir mão de outras coisas que gosta.

O filme é inspirado em minha vida e a intenção é direcioná-lo às crianças que sofrem o bullying, para que elas se identifiquem e não se sintam sozinhas nessa jornada.

Então se eu tenho alguma coisa a dizer às vítimas é para não deixar de ver o que gostam, estudar muito e ser exatamente o que quiser. Afinal, qualquer dia desses o motivo do bullying hoje pode ser sucesso de bilheteria amanhã.

Feliz Dia do Orgulho Geek!

Sobre o cineasta
O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas. É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos. Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em New Port Beach como melhor curta infantil, no Comic Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.

Shares: