Blade Runner
“Muito mais do que um simples filme de ação e ficção científica, Blade Runner se tornou um clássico cult em razão da sua narrativa e história”
Por Gabriella Tomasi
Além de Alien, o Oitavo Passageiro em 1979, o diretor Ridley Scott conseguiu lá em 1982 projetar um futuro pessimista para o mundo e como resultado nos entregou mais uma obra-prima do cinema. A trama se passa em um ambiente distópico e distante (para a época) em 2019, onde o excesso de poluição, consumismo, assim como a ultratecnologia e a superpopulação conduziram à uma sociedade deprimida, sem vida e decadente.
Neste mundo a empresa Tyrell Corporation criou os chamados Replicantes, robôs inteligentes com fisionomia humana para as mais diversas atividades. No entanto, quando resolvem fazer uma greve, eles são banidos na Terra. Para controlar a imigração de replicantes, agentes especiais chamados “Caçadores de Androides” são os responsáveis por essa vigilância e são instruídos para quem retornasse à Terra teria que ser, obrigatoriamente, “aposentado” (eufemismo para morte). Certo dia, sabendo da presença de um grupo de replicantes ilegais na cidade estadunidense, o policial Dick Deckard (interpretado por Harrison Ford) é recrutado para caçá-los.
Muito mais do que um simples filme de ação e ficção científica…Continua a leitura