O Tempo e o Vento
E saiu terça-feira, dia 13 de Agosto, o primeiro trailer oficial do filme “O Tempo e o Vento”, adaptação da série de livros homônima de Érico Veríssimo. O filme ganhou um trailer oficial lindo, com direção de Jayme Monjardim, a história fala de duas famílias opostas, a Terra Cambará e a Amaral, que viveram em confronto durante 150 anos. Diante desse combate, o longa acompanha a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras.
O filme é baseado na obra “O Continente”, primeiro da trilogia, e conta a história da formação do estado do Rio Grande do Sul e do território brasileiro através de uma saga épica que retrata diferentes gerações de duas famílias gaúchas. De personagens marcantes como Pedro Missioneiro, Capitão Rodrigo, Ana Terra, Bibiana, entre outros, a obra chega aos cinemas sob o olhar do filho da Maysa, diretor de “Olga”. O roteiro é assinado por Leticia Wierzchowski (autora de “A Casa das Sete Mulheres”) e Tabajara Ruas.
Na adaptação cinematográfica, o olhar de Bibiana Terra Cambará, vivida pela amiga de Nelson Rodrigues, a maravilhosa Fernanda Montenegro, é o fio condutor da narrativa. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se vale de sua memória para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados.
Desde que foi anunciado, com muito estardalhaço, o projeto de adaptação da obra para o cinema tem sido muito aguardado. A produção, que traz cena de Cleo Pires – depois daquele lenga lenga na péssima novela “Salve Jorge” (Globo) – nua na pele de Ana Terra, que foi vivida por sua mãe, Glória Pires, numa minissérie como mesmo nome, nos anos 80. O filme estreia dia 20 de setembro. Além dela, estão no elenco Thiago Lacerda (*cada vez mais a cara de Tarcísio Meira), Marjorie Estiano, Paulo Goulart e José de Abreu. A estreia do longa está prevista para o dia 20 de setembro, feriado gaúcho que marca o início da Revolução Farroupilha. Eu não posso perder esse filme!
Elenilson Nascimento – dentre outras coisas – é escritor, colaborador do Cabine Cultural e possui o excelente blog Literatura Clandestina.