Ou isso
Com coreografia de Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, e direção artística de Jorge Vermelho, o espetáculo “…Ou Isso”, montagem de 2012 do Balé Teatro Castro Alves, se apresenta na Sala do Coro do TCA, nos dias 27 e 28 de abril, às 20 horas. Totalmente inspirada na obra do poeta “esticador de horizontes”, Manoel de Barros, “…Ou Isso” busca embalar o público no processo de transfiguração da realidade pelo viés de transver o mundo.
Exercitando o corpo, a alma e o coração, a Cia. baiana de dança contemporânea busca nesta nova montagem outras possibilidades de enxergar o mundo, de ver as coisas, transpondo sentidos, com um olhar ingênuo, lúdico, quase infantil, mas, ao mesmo tempo, mais astuto e sincero. Focados (ou desfocados) pelo viés de transver o mundo, os bailarinos foram instigados, durante o processo de criação a transfigurar a realidade, ver com olhos livres de modelos pré-concebidos.
OU ISSO. Foto Isabel Gouvêa
JOMAR MESQUITA
Criando uma linguagem própria, que se renova a cada espetáculo, o professor, coreógrafo e bailarino dirige e coreografa todos os espetáculos da Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte, MG, desde 1990. Desenvolvendo extenso trabalho de pesquisa, Mesquita alcançou prêmios de “Melhor Coreógrafo” por diversos espetáculos, entre eles Por Um Fio. Na Bienal da Dança de Lyon, França, onde apresentou espetáculos em 2002 e 2006. Seu espetáculo Do Lado Esquerdo de Quem Sobe estreou no início de 2006 e foi apresentado no Jacob’s Pillow Dance Festival, USA; Festival Internacional Madrid en Danza, Espanha; Bienal da Dança de Lyon, de onde seguiu em turnê por diversas cidades da França. Em 2011 foi o diretor do programa especial Cultural Traditions, no Jacob’s Pillow Dance Festival, USA.
SERVIÇO “…Ou Isso” – Balé Teatro Castro Alves. Coreografia: Jomar Mesquita Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Dias 27 e 28/04, às 20 horas.
Entrada Gratuita