Sex Education
Sexo: seja para falar sobre métodos contraceptivos, da importância do consentimento ou até mesmo de descobertas do próprio corpo com produtos de sex shop, é essencial abordar o sexo de maneira mais natural
Sexo ainda é um tabu dos grandes no Brasil. Segundo estudo realizado pela pesquisadora e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mary Neide, publicado na Revista Semina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a taxa de escolas públicas com projetos amplos de educação sexual não chega a 20% no Brasil.
Leia também
Cine Band Privé exibe Prazeres do Futuro
Cine Band Privé exibe Contos Eróticos
Cine Band Privé exibe Emmanuelle 4
Cine Band Privé exibe Amante Fatal
O resultado revela que a maioria das crianças e adolescentes brasileiros não é devidamente informada sobre sexualidade, chegando a maturidade sexual desamparadas. Esse pode ser um dos motivos que explica o seguinte número levantado pela Fiocruz: 18% das gestações no país são de adolescentes e, dentre elas, 65% são frutos de gravidezes não planejadas.
Seja para falar sobre métodos contraceptivos, da importância do consentimento ou até mesmo de descobertas do próprio corpo com produtos de sex shop, é essencial abordar o sexo de maneira mais natural, a fim de desfazer preconceitos e limitações, impostas pela sociedade.
Uma forma de tratar o assunto é por meio de séries e livros, que trazem para o público tópicos antes considerados privados, informando e educando pessoas de todas as idades.
Séries
Ao passo que existem muitas produções audiovisuais com representações infiéis e problemáticas do sexo, há também diversas séries com roteiros bem feitos, que abordam a temática de maneira didática e sem tabus.
Sex Education
A produção da Netflix é ambientada em uma escola do ensino médio e mostra o personagem Otis, filho de uma terapeuta sexual, que decide fazer sessões pagas com os colegas de classe. Nesse ensejo, o menino descobre que ninguém está livre de traumas e limitações e que, lá no fundo, todos precisam de ajuda para se libertar. Da descoberta da homossexualidade ao tratamento de vaginismo com vibrador, a série tem um pouco de tudo.
Sex & The City
É difícil quem nunca tenha ouvido falar sobre a série Sex & The City. A produção foi pioneira ao colocar quatro mulheres independentes que falam abertamente sobre sexo na televisão. Pautas como orgasmo, masturbação e pênis de borracha foram frequentes no roteiro. A história foi responsável por trazer ao público assuntos que antes eram reservados ao meio privado e masculino e, até hoje, tem sua importância. A série está disponível na HBO Go e em plataformas vinculadas aos serviços de TV por assinatura.
A ética no cinema: lista de filmes que abordam questões éticas e morais
A ética na televisão: lista de séries que abordam questões éticas e morais
E-book – Guia completo de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
Explained: Sex
A série “Explained”, produzida pela Vox e distribuída pela Netflix, tem o propósito de se aprofundar em assuntos polêmicos, no âmbito científico, social e político. O sucesso foi tanto que o grupo decidiu lançar uma temporada focada somente no sexo. Com cinco episódios, a produção fala sobre fantasias, desejo sexual, chegando a temas mais específicos como parto, maternidade e paternidade.
Livros
A literatura pode também ensinar muito sobre o sexo. Livros eróticos ou obras que falam a partir de uma perspectiva mais científica podem ajudar no amadurecimento sexual, ao incentivar uma visão mais ampla sobre o tema.
O Livro Vermelho do Sexo sem Vergonha (Editora Novo Século)
O assunto do livro fica claro pelo título direto e curioso. De Rose Villela, publicado em 2019, o trabalho é um compilado de diversas dúvidas e medos que qualquer pessoa pode ter sobre o sexo, independente de gênero, idade, religião ou orientação sexual. O objetivo é acrescentar ao debate, sem pudor ou vergonha.
A Casa dos Budas Ditosos (Editora Objetiva)
Escrito por João Ubaldo em 1999, o livro conta a história de uma mulher de 68 anos que relembra todas as suas aventurais sexuais. Parte de uma série sobre os pecados capitais, a obra representa a luxúria e não poupa detalhes ao narrar cenas explícitas e totalmente despidas de tabus.
O Que te Pertence (Editora Todavia)
A obra de Garth Greenwell, lançada em 2016, fala sobre um jovem que cobra para ter relações sexuais com o professor. Ambientado nos Estados Unidos, nos anos de 1990, o livro tem cenas eróticas bem narradas e fala um pouco sobre as dificuldades de ser homossexual há mais de três décadas.
Curta nossas redes sociais
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube