Carol Vianna canta ‘Sozinho’ e garante vaga no ‘The Voice Brasil’ (Foto: Artur Meninea/Gshow)
O programa do último dia 28 de outubro comprovou que os melhores talentos anônimos da música brasileira estão no The Voice Brasil
O The Voice Brasil reinou sozinho nestes últimos anos como o único reality musical relevante da televisão aberta no Brasil, então havia muito interesse em compará-lo com outros programas do gênero, mas sim com a sua versão original, a americana (ok, o The Voice original é holandês).
Porém, com a entrada na programação do X Factor Brasil, que também tem cobertura aqui no site, começou a surgir elementos para podermos comparar e saber em que nível está o reality musical da Rede Globo. O resultado é muito claro: o The Voice Brasil possui os melhores cantores, os melhores jurados, porém a versão brasileira do X Factor vence no quesito estrutura e dinâmica, ao menos a fase em que se encontra – a das apresentações ao vivo.
O The Voice Brasil, por não ser a única atração de sucesso da Rede Globo, acaba não ganhando o mesmo destaque que ele possui, por exemplo, na NBC, canal americano que exibe o mesmo show. Lá o programa acontece em dois dias da semana, as vezes três, e o primeiro, na segunda-feira, tem duas horas de duração. Para quem gosta, é um prato cheio.
O X Factor Brasil seguiu esta mesma linha, com programas duas vezes pela semana, um pré-programa, com os bastidores e discussões, e uma estrutura bem destacada, que mostra para todos que o reality é (ou era para ser) o grande trunfo da Band para este semestre. Na Rede Globo, tudo é muito corrido, não há tanto tempo para história, nem para bastidores, exceto, é claro, o conteúdo que a emissora disponibiliza pela internet, mas aqui isso não conta.
Porém, se a Globo falha em não dar a importância que o reality merece em termos de estrutura e dinâmica, a mesma dá um show em saber escolher grandes candidatos, que podem tranquilamente iniciar uma carreira de sucesso a qualquer momento.
O programa da última quarta é, novamente, um bom exemplo. Desde a primeira menina, Gabriela Ferreira, uma indie meio diferentona que cantou lindamente a icônica música de Sia, Chandelier, passando pelo baiano que cantou de forma espetacular a música Gostava tanto de você, que o programa saiu atirando a todo instante talentos que teriam tranquilamente condições de vencer a primeira temporada do reality da Band.
Outro grande destaque foi Nanda Loren, que surgiu cantando em inglês, que nesta edição do reality nem vem sendo tão preponderante, o que é muito bom, pois há canções em português tão lindas quanto a maioria apresentadas em inglês pelos candidatos de realitys musicais.
Outra que cantou lindamente em português foi Carol Vianna, que apresentou uma versão bem doce de Sozinho, linda música de Caetano Veloso.
Assim, de destaque em destaque, o The Voice Brasil exibiu o penúltimo programa das audições às cegas, e nesta quinta-feira, dia 03 de novembro, a Globo exibirá o último, e ai começaremos com as fases que realmente importam.