Crítica

Espetáculo Casa de Bonecas reestreia em novembro no Rio de Janeiro

A montagem brasileira do espetáculo teatral Casa de Bonecas será produzida pela Cia. Movimento Carioca de Teatro e protagonizada pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo (Foto: Divulgação)

A montagem fica em cartaz de quinta a sábado, às 21h e domingo, às 19h até o dia 18 de dezembro.

O premiado espetáculo argentino, Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen com versão e direção original do argentino Daniel Veronese, após duas temporadas de sucesso (Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal e Teatro Municipal Ziembinski), reestreia no dia 3 de novembro no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema.

No Brasil, a montagem foi produzida pela Cia. Movimento Carioca de Teatro, sendo protagonizada pelos atores Roberto Bomtempo e Miriam Freeland (confira aqui a entrevista exclusiva com a atriz sobre a sua personagem na novela A Terra Prometida). Também no elenco estão Regina Sampaio, Anna Sant’Ana e Leandro Baumgratz.

Numa releitura contemporânea que questiona e desafia as propostas do texto original, subvertendo e ressignificando a obra escrita há mais de 120 anos, Veronese propõe provocações sobre o papel social da mulher nos dias de hoje, colocando luz sobre as questões do feminino e propondo novas discussões sobre a violência contra a mulher, movendo o espetáculo e o inserindo no século XXI.

Casa de Bonecas é um drama familiar com o qual Ibsen mostrou o cotidiano de uma família burguesa do final do século XIX. O autor questionou as convenções sociais do casamento e do papel da mulher na sociedade patriarcal. retratando a hipocrisia e convencionalismos da sociedade de sua época. Quando foi escrita, ainda no século XIX, mediante as tentativas de emancipação feminina, foi uma peça revolucionária, com grande repercussão entre feministas. A Europa inteira a discutiu. Houve censuras violentas lançadas contra a personagem principal, Nora, pois a época não perdoou seu abandono da casa e dos filhos.

Roberto Bomtempo e Symone Strobel assinam a direção da montagem brasileira. O espetáculo que estreou em 2009, em Buenos Aires, arrebatou prêmios importantes por lá, entre eles: Vencedor nas categorias: Melhor Espetáculo estrangeiro (Chile – Festival Santiago a Mil), Melhor Atriz (Argentina – Prêmio Trindade Guevara) e indicado nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção (Prêmio ACE – Associação de Críticos da Argentina), indicado na categoria Melhor Ator (Argentina – Prêmio Jornal Clarin). E aqui no Brasil, obteve duas temporadas de enorme sucesso de crítica e público.

A montagem fica em cartaz de quinta a sábado, às 21h e domingo, às 19h até o dia 18 de dezembro.

Casa de Boneca Ficha técnica: Texto: Henrik Ibsen Versão e Direção Original: Daniel Veronese Direção Montagem Brasileira: Roberto Bomtempo e Symone Strobel Elenco: Roberto Bomtempo ; Miriam Freeland; Anna Sant’Ana; Regina Sampaio; Leandro Baumgratz Stand-in: Ana Amélia Vieira, Flavio Pardal e Symone Strobel

Produção: Miriam Freeland e Valéria Alves

Shares: