Gonzaga – De Pai Pra Filho
Conheça a emocionante história inspirada na biografia do Rei do Baião; filme começa depois do Programa Altas Horas, já na madrugada
O filme narra a vida de um dos maiores nomes da história de nossa música. Gonzaga: De Pai Pra Filho (2011), filme que a Globo exibe no Supercine deste sábado, dia 1º, é mais que um documento histórico obrigatório; ele é uma apresentação belíssima de uma parte da vida deste ícone de nossa cultura.
No filme, ainda bem novo, Luiz Gonzaga é obrigado a sair da sua casa, em Exu, no interior de Pernambuco, por ter se envolvido com um amor proibido, a filha do coronel da cidade. Decidido a melhorar de vida, ele se junta ao exército. Filho do sanfoneiro Januário, ele só se reencontra com a música cerca de 10 anos depois, quando vai morar no Rio de Janeiro. É lá que ele conhece a bela Odaléia (Nanda Costa), com quem tem um filho. Depois de complicações de saúde da companheira, Gonzaga resolve perseguir seu sonho de viver de música e vai para a estrada. Ele deixa seu herdeiro aos cuidados de amigos.
Uma história de superação, coragem, determinação, garra, valores familiares, do amor de pai para filho, independente dos laços consanguíneos, que inspira a importância do perdão, de fazer as pazes com o passado e sepultá-lo, e mais que tudo, que divulga a coragem de um povo que mesmo diante da seca, da fome, do preconceito, dos sofrimentos, é capaz de transformá-los em poesia, canções que ultrapassam as barreiras da sociedade, dos preconceitos, das grades da acomodação e une todas as raças – como assim foi, é, e sempre será a música de Gonzagão.
Leia nosso texto sobre o filme