Que Horas ela Volta?
Regina Casé e Camila Mardila dividiram o prêmio de melhor atriz de filmes internacionais; primeiro prêmio do cinema nacional
Sábado passado, dia 31 de janeiro, um dia histórico para o cinema brasileiro. Nesta noite as atrizes Regina Casé e Camila Mardila receberam o prêmio especial do júri de melhor atriz de filmes internacionais pelo longa-metragem Que Horas ela Volta?, filme dirigido pela cineasta Anna Muylaert.
Única produção latina nesta edição do festival, o filme conquista um marco histórico, já que é a primeira produção brasileira a ganhar na premiação de Sundance, um dos mais importantes festivais independentes do mundo.
Discurso
Muylaert recebeu o prêmio em nome de Regina Casé. No discurso, escrito por Regina e anunciado por Anna, a atriz ressalta as mudanças sociais e culturais pelo qual o Brasil vem passando,
“O personagem da Val representa o Brasil que está desaparecendo, enquanto o personagem de Camila Mardila, sua filha na trama, representa o Brasil que está surgindo, um novo Brasil. Ela espera que nesse Brasil novo que está aparecendo haja menos injustiças sociais, mas que ao mesmo tempo nesse novo Brasil não se perca o que o Brasil velho tem de bom. O Brasil velho não pode perder o que tem de bom, que é o que o personagem dela tem de melhor, a afetividade, o amor e o calor”, conclui Anna em nome de Regina.
Já Camila Mardila afirma que as empregadas possuem uma relevante função no filme,
“Nós queremos dedicar esse prêmio a todas as empregadas do Brasil. Foi um grande prazer trabalhar com tantos artistas incríveis neste filme. Espero que esses personagens possam falar aos corações e mentes das pessoas e inspirar mulheres a desafiar esse papel de cidadãs de segunda classe que nós ainda temos que representar na sociedade“, afirma ela.
Parabéns ao cinema brasileiro!