Notícias

Imperdível: Mostra Picasso e a modernidade espanhola continua no CCBB de São Paulo

Picasso

Peças do acervo do Museu Reina Sofía, de Madri, serão expostas em São Paulo e no Rio de Janeiro; em São Paulo vai até 8 de junho no CCBB

Picasso. Este icônico nome possui uma importância para a arte moderna que chega a impressionar. Nós, fãs de arte, só temos que agradecer, e aproveitar cada possibilidade de contemplar suas obras de perto. Por isso, é mais que obrigatório que o público de São paulo e do Rio de Janeiro visitem ao menos uma vez a grandiosa mostra que está acontecendo em solo brasileiro sobre este gênio das artes.

A mostra acontece em parceria com uma das mais destacadas instituições dedicadas à arte moderna, o Museo Reina Sofía, de Madri, Espanha. O local é dos mais agradáveis: o Centro Cultural Banco do Brasil, que junto com a Fundação Mapfre trazem obras de Pablo Picasso e de outros artistas modernistas espanhóis da maior importância.

Mostra
Picasso e a modernidade espanhola vai, entre outros aspectos, oferecer ao público brasileiro diferentes abordagens sobre as contribuições do fundador do Cubismo e de seus contemporâneos ao cenário internacional da arte. A exposição conta com 90 obras e fica em cartaz de 25 de março a 8 de junho no CCBB de São Paulo e de 24 de junho a 7 de setembro no CCBB do Rio de Janeiro.

Picasso e os artistas espanhóis tiveram papel decisivo na criação e nas definições da arte moderna internacional, e esta exposição pretende propor um encontro com as mais singulares contribuições desses criadores, porém não de forma convencional, por meio de rótulos, ou “ismos”, mas sim a partir dos fundamentos estéticos que configuraram as experiências espanholas da modernidade.

A exposição apresenta também os diálogos, as inter-relações e os desafios que se estabeleceram entre o próprio Picasso e Juan Gris, Miró, Dalí, Julio González, Óscar Domínguez e o conjunto de mestres espanhóis da arte moderna.

Exposição
A exposição é dividida em oito módulos, que contam oito histórias e resumem oito possibilidades criativas. No que diz respeito a Picasso, fala-se especificamente da sua relação com a modernidade nos espaços, em Picasso. O trabalho do artista e Picasso. Variações. Além disso, sempre de forma transversal, são apresentadas obras que unem Ideia e forma, Signo, superfície, espaço, Realidade e super-realidade e Natureza e cultura. Um módulo especial é dedicado a um mergulho no imaginário de Picasso, para se perceber como ele concebeu a iconografia de sua conhecida obra Guernica – para tanto, recorre-se a suas elaborações em torno de O monstro e a tragédia. Finalmente, a conclusão da mostra destaca como a arte espanhola no final dos anos 1950 caminhou Em direção a outra modernidade.

Absolutamente imperdível.

SERVIÇO
Picasso e a modernidade espanhola | Obras da coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo 25 de março a 8 de junho de 2015 Entrada Franca

Classificação etária: livre

Shares: