Notícias

A Dama dos Evangelhos: Maria Madalena é tema de peça em Porto Alegre

A Dama dos Evangelhos – Foto de Vilmar Carvalho

A história de Maria Madalena está prestes a ser contada de um modo bem peculiar: através do Teatro de Objetos (gênero teatral em que o ator se utiliza de objetos cênicos como personagens para construir a dramaturgia). É isso que promete o espetáculo A Dama dos Evangelhos, que estreia no dia 02 de maio, sexta-feira.

A peça tem direção de Paulo Martins Fontes (da Cia. Gente Falante Teatro de Bonecos), orientação cênica de Deborah Finocchiaro e atuação de Elisa Lucas. A Dama dos Evangelhos entra em cartaz no Teatro de Câmara Túlio, ficando até o dia 18 de maio, nas sextas, sábados e domingos às 20h.

Maria Madalena
Para dar vida a Maria Madalena, a atriz Elisa Lucas estudou as representações da emblemática mulher na Espanha, em sua tese de doutorado, intitulada O profano e o sagrado na figura feminina, com auxílio do Iberescena (2011) – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas. A atriz esteve na Semana Santa de Sevilha (Igreja Católica) e foi a Paris, na Igreja Madeleine, ver o ponto de vista da Igreja Ortodoxa. Se na Espanha Maria Madalena é vista como uma prostituta arrependida, na França é considerada por muitos a mulher que introduziu o Cristianismo na Europa.

Teatro de Objetos
Manejando elementos como tecidos e papéis, a atriz explora princípios simbólicos relacionados à figura da personagem, abordando as diversas facetas de Maria Madalena, mostrando seu lado sacro e profano. Nessa dualidade, sob a perspectiva do espectador, é possível projetar um paralelo com as mulheres ao longo da história, por meio de uma reflexão da figura feminina e como ela era compreendida na época.

SERVIÇO
A Dama Dos Evangelhos
De 2 a 18 de maio, nas sextas, sábados e domingos, às 20h Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575) 16 anos R$ 12 público em geral

R$ 6 – idosos, estudantes e classe artística

Shares: