Notícias

A sua esposa instalou um spyware no seu celular?

O que fazer se você descobrir que a sua esposa instalou um spyware no seu celular

Comumente, encontramos uma série de conteúdos que tratam sobre como obter acesso a informações digitais de outras pessoas, como redes sociais, entre outros.

Assim, muito possivelmente, você já tenha uma ideia de que isso é possível e, com as ferramentas apropriadas, relativamente fácil de ser feito. Mas, e se você descobrir que, dessa vez, você está sendo monitorado?

Sobre isso que falaremos hoje, especificamente da forma a seguir:

  • Sinais físicos de que a sua esposa pode ter instalado um spyware no seu dispositivo.
  • Sinais no seu dispositivo de que você está sendo monitorado.
  • O que fazer em caso de estar, de fato, sendo monitorado?

Se você desconfia de que a sua esposa tem acesso às suas informações teoricamente pessoais, como as suas conversas nas redes sociais, e-mail e outros, vamos começar por possíveis indicações comportamentais disso.

O que fazer se você descobrir que a sua esposa instalou um spyware no seu celular

Sinais físicos de que a sua esposa pode ter instalado um spyware no seu dispositivo

Primeiramente, é essencial conhecer um pouco da sua parceiro, o nível de ciúmes que ela tem e até onde, em tese, você acredita que ela possa chegar. Como descobrir uma traição pelo celular ? Isso por que nem todo mundo, mesmo desconfiado, atreve-se a chegar ao ponto de um monitoramento escondido, sem autorizações.

Entretanto, se a sua esposa é daquelas que faria de tudo para descobrir os seus passos, você provavelmente vai passar a vê-la fazendo, ou deixando de fazer, o seguinte:

  • Parar de perguntar de quem era aquela mensagem do WhatsApp ou SMS que chegou;
  • Parar de se aproximar de você todas as vezes em que você acessa o seu Facebook ou rede social preferida, a fim de tentar ver as conversas;
  • Aparentar um segurança, até o momento, incomum;
  • Parar de perguntar onde você foi, com quem esteve, a que horas;
  • Aumentar o uso do computador ou do celular, especialmente em seguida das vezes que você o utilizou;

O que fazer se você descobrir que a sua esposa instalou um spyware no seu celular

Se você desconfia que a sua esposa o está monitorando, note que, provavelmente, alguns (ou todos) esses passos acima passarão a ser comuns no dia a dia.

Isso se deve ao fato de que, se ela realmente tem acesso às suas conversas, e-mail, pesquisas, rotas e conversas, ela não precisará mais extrair o que quer de você. Tudo será disponibilizado para ela em uma interface única, em tempo real.

Evidentemente, esses são apenas indícios que você pode perceber para dar os próximos passos que listaremos, que são diretamente feitos no seu aparelho.

Sinais no seu dispositivo de que você está sendo monitorado

Se notou alguns dos comportamentos estranhos que listamos, hora de dar uma olhada mais a fundo no seu próprio aparelho.

Esses são alguns sinais frequentes de aplicativos espiões que podem ser identificados:

  • Diminuição da performance da bateria do seu dispositivo sem causa aparente;
  • Dispositivo se torna mais lento sem nenhuma razão;
  • Ícones desconhecidos ou atualizações que você não autorizou aparecem;
  • Apps ou sites bloqueados sem nenhuma justificativa;

Infelizmente, no entanto, alguns desses apps são extremamente eficientes e não deixarão rastro algum. Se esse for o caso, no entanto, ainda há uma medida que você pode tomar para garantir que não está sob vigia.

O que fazer se você descobrir que a sua esposa instalou um spyware no seu celular

O que fazer em caso de estar, de fato, sendo monitorado?

Se você percebeu alguma combinação dos sinais acima, sejam comportamentais de sua esposa, sejam no seu celular, é possível que, realmente, você esteja sendo monitorado.

E, mesmo se não os percebeu, mas segue desconfiado de que isso esteja, de fato, ocorrendo, eis o que você pode fazer para acabar com a dúvida.

Spyware são programas que pretendem, de certa maneira, capturar os seus dados e disponibilizá-los para outra pessoa, que o está, portanto, monitorando.

Desse modo, eles são instalados no seu dispositivo. Assim, a maneira mais segura é fazer um reset completo de seu dispositivo, apagando todos os apps, programas e documentos instalados.

Se você possui coisas importantes, pode fazer um backup em outro aparelho e, posteriormente, transferi-lo novamente para o seu original.

Entretanto, alguns apps espiões mais sofisticados notificarão a pessoa que os controla de que ele foi desinstalado do aparelho monitorado. Desse modo, é necessário que, após feito reset, você fique de olho no seu celular, já que a pessoa pode tentar reinstalá-lo.

Tem dúvidas sobre aplicativos espiões, spyware, ou outros assuntos relacionados a segurança e tecnologia? Deixe nos comentários que nós os responderemos com artigos objetivos como este!

Shares: