Os Dez Mandamentos
Novela bíblica que começou recheada de desconfianças agradou o público e se tornou o grande calcanhar de Aquiles da Rede Globo
Quem acompanha o universo da televisão aberta no Brasil, e mais especificamente o horário nobre, deve se lembrar de como era a disputa pela audiência décadas atrás, anos atrás, para não ir muito longe. Tínhamos as novelas das 21 horas da Rede Globo sempre com 50, 60 pontos no IBOPE (por vezes até mais) e todas as outras emissoras lutando por cinco, seis pontinhos extras que sobrava.
Claro que ao longo destas décadas tivemos um ou outro programa que chegou a incomodar. Os mais famosos foram uma novela na extinta Rede Manchete e um reality show no SBT. Fora isso, era somente Globo, Globo, Globo.
Bem os tempos são outros, o mundo mudou e Os Dez Mandamentos se consolida cada vez mais como a novela que conquistou o país, a audiência e o primeiro lugar em todo o Brasil.
Para falarmos de números objetivos, o Kantar Ibope confirmou que a novela Os Dez Mandamentos atingiu a liderança no Painel Nacional de Televisão (PNT) nos dias 2, 3 e 4 de novembro. Na segunda-feira (02/11), liderou com 23 pontos de média.
Na terça-feira (03/11), a trama alcançou audiência recorde e a liderança isolada no mercado nacional, com 24 pontos, vencendo o principal telejornal e a novela da concorrente. E na quinta-feira (04/11), mais uma vez ficou em primeiro lugar no PNT com 23 pontos de média.
Simut é um dos personagens de maior sucesso de Os Dez Mandamentos (Foto: Divulgação Rede Record)
Falando mais especificamente de algumas cidades, os números seguem impressionando:
Em Belém, a melhor audiência foi de 31,4 pontos, em 20 de outubro. Na capital do Pará, a média da novela, desde a estreia é 22 pontos. Em Goiânia, atingiu 30 pontos (5 de novembro). Em Recife, a melhor audiência foi 28,7 pontos de média (27 de outubro). No Rio de Janeiro, 27,5 pontos (3 de novembro). Em São Paulo, 25,8 pontos de média (3 de novembro). Em Belo Horizonte, 23,4 pontos de média (2 de novembro).
Estes números, que já são consideráveis, ainda estão longe de serem os maiores, pois o capítulo desta terça-feira, com o histórico evento a abertura do Mar Vermelho, bateu e pulverizou o recorde anterior, chegando a abrir 10 pontos para a segunda colocada, a até então invencível Rede Globo.
Claro que esta batalha está longe de terminar, e óbvio que a Globo tomará medidas para frear o crescimento da Record no horário nobre. Será bem interessante analisar este momento único da televisão aberta no Brasil.
Fonte: Kantar Ibope Media Workstation