Câmera Record deste domingo – Foto de Edu Moraes
Câmera Record investiga a fundo um dos mercados mais lucrativos e perigosos do Brasil; programa vai ao ar depois do Domingo Espetacular
Neste domingo, dia 13 de outubro, os repórteres do Câmera Record revelam de onde vem e para onde vão os remédios ilegais vendidos no Brasil, produtos com procedência e validade desconhecidas que podem trazer riscos à saúde.
Para descobrir a origem dos remédios que chegam ao Brasil clandestinamente, os repórteres Heleine Heringuer, Henrique Beirangê e Michel Mendes desembarcaram em Ciudad del Este, a segundo maior cidade do Paraguai, que faz fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná.
Em meio à multidão que toma conta das ruas da cidade mais rica do país vizinho, existe um comércio criminoso de inibidores de apetite, remédios controlados e anabolizantes. Os contrabandistas também oferecem frete e toda uma logística para entregar a encomenda em qualquer parte do território brasileiro.
Leia também
Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient
O repórter investigativo Henrique Beirangê registrou várias negociações com traficantes de remédios do Paraguai. Em uma delas, um homem mostra centenas de caixas com diversos tipos de tarja preta. “Eu tenho para te vender 30, 50, 100, 150 caixas. Não precisa de receita”, garante. O contrabandista tem um cardápio bem variado de medicamentos para vender. Uma cartela com 20 comprimidos de inibidor de apetite, por exemplo, sai por R$ 15. No Brasil, o mesmo produto é comercializado ilegalmente por R$ 200.
E com documentos analisados pelos editores Márcio Strumiello e Fabiana Lopes, as equipes descobriram que um dos maiores contrabandistas de remédio do Paraguai, que deveria estar cumprindo prisão domiciliar em Ciudad del Este, na verdade, passeia livremente pelas ruas da cidade. Juan Celso Urinaga e sua mulher, Glória Ríos Urinaga, foram indiciados pelo Ministério Público Federal do Brasil por participação em esquemas de contrabando. A Justiça brasileira pediu a extradição do casal, mas ainda não obteve resposta da Justiça paraguaia.
Vídeos exclusivos mostram a Força Aérea Brasileira numa caçada impressionante a um avião de Urinaga carregado de remédios. O programa também acompanha operações por terra, da Receita Federal e do Batalhão da Polícia Militar de Fronteira, no combate as quadrilhas.
Apresentado por Marcos Hummel, o Câmera Record deste domingo (13/10), logo depois de “A Fazenda”, à meia-noite.