Câmera Record deste domingo – Foto de Edu Moraes
Câmera Record explica como aplicativos e redes sociais utilizam os dados dos usuários; programa vai ao ar neste domingo, dia 21 de julho, às 23h15
Nesta semana, as redes sociais foram invadidas com fotos de pessoas envelhecidas por um efeito de aplicativo. O chamado aplicativo do envelhecimento logo virou uma febre e todos, famosos e anônimos começaram a usar e a publicar em suas redes sociais. Tão logo o sucesso veio, as interrogações surgiram: de onde vem este aplicativo, o que ele faz realmente, será que rouba os dados dos usuários para outros fins?
Leia também
Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient
O Câmera Record deste domingo, dia 21/07, relata como os usuários, ao fazerem isso, deram acesso a seus dados sem saber. Além da brincadeira, que reuniu famosos e anônimos na internet, a ferramenta passou a receber informações valiosas das pessoas, com a possibilidade de compartilhá-las.
“Li a política de privacidade e descobri que armazena histórico de navegação, localização e compartilha com terceiros, inclusive autoridades”, relatou a internauta Luciane Aquino. “E um detalhe: é uma ferramenta de inteligência artificial que casa os seus dados com o seu rosto”, continuou ela.
Há ainda a informação que se trata de um aplicativo russo, ou seja, de um país caracterizado pela guerra de informação com os Estados Unidos, e que por conta disso merece ainda mais atenção.
E não é só o aplicativo de envelhecimento que coloca em risco as informações pessoais. O programa mostra outras armadilhas digitais, explica o que ocorre com os dados que são compartilhados nas redes sociais e o que as gigantes da internet sabem sobre os usuários.
O Câmera Record vai ao ar domingo 21/07, logo depois do Domingo Espetacular, às 23h15.