Filme Hora Menos
A coprodução Venezuela/Espanha/Brasil ficção Hora Menos (2011), do cineasta Frank Spano, estreou nesta última sexta-feira (13) no Guion Cinemas, em Porto Alegre. O longa-metragem foi premiado como melhor longa-metragem no 12° Festival Internacional de Las Palmas, e também apresentado no Festival de Moscou, Festivais de Málaga (Espanha), na Mostra Internacional de SP, no Festival do Rio, entre outros, onde teve boa recepção da crítica.
História
A história se passa em dezembro de 1999 quando a Venezuela viveu uma de suas maiores catástrofes naturais, uma chuva torrencial e derramamento de lama que matou centenas de pessoas no estado de Vargas, apenas um dia depois da votação da nova constituição do país. A tragédia acaba unindo duas mulheres de gerações diferentes, Isabel, 49 anos (interpretada por Rosana Pastor, atriz venezuelana) e Yudeixi, 17 (Erika Santiago, atriz espanhola), que passam a viver como refugiadas nas Ilhas Canárias depois que sua região foi destruída.
Isabel é uma enfermeira que perdeu o filho e o marido. Yudeixi é uma garota menor de idade que teve uma vida difícil e sofre pela morte de seus amigos delinquentes na tragédia. Desconfiadas uma da outra, acabam cooperando para começar uma nova vida. O drama feminino, levado também com humor e leveza pelas protagonistas, tem personagens masculinos como contrapontos, entre eles o ator Luis Fernández. A montagem não é linear, começa com a tragédia da enchente, retomada em diversos flashbacks ao longo do filme.
Confira os horários de exibição Guion Cinemas (Rua Lima e Silva, 776 – Cidade Baixa) 15h – 16h45 – 20h20
www.guion.com.br