Crítica

Cobertura My French Film Festival: crítica A Convenção de Genebra

A Convenção de Genebra

Dirigido e roteirizado por Benoît Martin. Elenco: Azzedine Bouabba, Soumaye Bocoum, Alison Valence, Adil Dehbi

Por Gabriella Tomasi

Todos sabem que, historicamente, a Convenção de Genebra consiste em vários tratados e protocolos internacionais firmados entre os países acerca de leis universais de direito humanitário que obrigatoriamente devem ser respeitadas. Sobretudo serve de regulamento para tempos de guerra.

+ My French Film Festival

Ao contrário do que se pode presumir pela leitura do seu título, este curta-metragem não trata, em um sentido mais literal, sobre guerras mundiais, fome, destruição ou uma busca pela paz da humanidade. Não. Aqui, a trama se trata de alunos do ensino médio brigando por 40 euros. O mais interessante deste filme, portanto, é justamente a forma de comparar uma banalidade (aos olhos do espectador) com problemas mundiais muito mais complexos.

Um grupo de amigos espera um garoto, Francis, sair da escola e dar-lhe uma surra, sob o pretexto de que ele estaria devendo o dinheiro emprestado para um de seus colegas, Firat. Tal como mencionado, são 40 euros. Mas apenas 40? Sim, mas de acordo com eles, a questão é muito maior: é sobre princípios, valores, honrar com as dívidas, cumprir com o prometido, qual seja, devolver o dinheiro. E o mais brilhante desta trama é que ela é uma metáfora para todos os problemas políticos que o mundo já vivenciou: fugir do país…continue a leitura

Shares: