Primeira temporada foi exibida pela rede Globo e o episódio final teve exibição nesta sexta; gostaram da resolução final?
Nesta sexta-feira foi ao ar na Rede Globo o último episódio da série Segredos e Mentiras, suspense recheado de tensão, mistério, drama e reviravoltas que a emissora carioca exibiu durante duas semanas. Desde o primeiro, até o episódio desta sexta que o público vem se perguntando: quem de fato matou o menino?
A resposta veio no episódio final, e com uma resolução bem satisfatória. Isso porque é bem comum que o assassino seja ou a primeira pessoa suspeita, ou alguém do seu núcleo adulto, ou algum personagem que entra na história só para isso (é o pior tipo de final). No caso de Segredos e Mentiras o assassino (e é esta a palavra) é uma criança de 12 anos, filha de Ben. Interessante como o roteiro chega ao final tratando-a como assassina e não como uma criança que cometeu um erro ou que participou de um acidente.
Esta foi a parte mais interessante do episódio final. Não precisava, é claro, de tanto didatismo, como explicações atrás de explicações, até porque muita coisa já estava implícita a partir do momento que soubemos que a menina tinha matado o garoto. O motivo foi razoável, e se não foi o melhor de todos, ao menos dá para entender o porquê da criança querer que seus pais fiquem juntos, mesmo que para isso tenha que eliminar um garotinho.
+ Crítica Segredos e Mentiras: suspense, tensão e reviravoltas
A série trabalhou bastante para que este final não fosse vergonhoso. A disputa, episódio após episódio de Ben com a detetive foi bem interessante. Nós a vimos ter certeza que ele era o culpado, depois o contrário aconteceu, e depois foi a vez de Ben desconfiar da detetive, buscar seus erros do passado, questionar seu trabalho… Enfim, foi uma primeira temporada onde os dois personagens, e os dois atores, Ryan Phillippe e Juliette Lewis, dominaram tela e brilharam, cada um a seu modo.
+ Segredos e Mentiras: quem é o assassino?
O roteiro foi bem clichê e apresentou uma história que o público americano de uma idade mais avançada, entre os 40 e 60 anos, gosta, certamente. A trama não possui nenhum elemento inovador, ou alternativo. É recheado de elementos de lugar comum, como a tradicional família americana, o detetive bem caricato, e temas como assassinato de uma criança (muito comum em histórias para este público), traições e reviravoltas.
O drama também é um elemento que vemos bastante em Segredos e Mentiras. Todos os principais acontecimentos da trama em sua primeira temporada acontecem por conta de problemas de relacionamento. Jess, a mãe do garoto morto, está só enquanto seu marido serve ao exército. Seu vizinho, Ben, acaba então se envolvendo e deste caso surge a criança, que somente no final do primeiro episódio descobrimos que se trata do filho dele.
+ Vale a pensa assistir Segredos e Mentiras
Esse esfacelamento da família tradicional americana é muito comum atualmente em tramas direcionadas ao público adulto. Mas reparem que mesmo com todos estes problemas, no fim das contas, a família consegue superar as adversidades em prol da segurança de Abby, a filha de Ben, e assassina da série.
Segredos e Mentiras acabou a sua primeira temporada com saldo interessante. O gancho deixado não deve ser usado na temporada seguinte, afinal de contas, os mistérios já não existe mais. Então o mais provável é que a história ganhe novos personagens e uma nova trama de assassinato e mistério, para que a detetive Cornell resolva novamente, já que Juliette Lewis é de fato a grande protagonista da serie.