Fernanda Lima
Apresentadora sente-se confortável com a temática e já transformou o seu programa na Rede Globo em referência no quesito sexualidade e comportamento
Um palco novo, uma banda nova, e uma apresentadora que, mesmo já estando à frente do programa por muitos anos, consegue sempre se renovar e se mostrar nova e atualizada. Assim, exatamente com esta atmosfera, que começou mais uma temporada do programa global Amor & Sexo, estrelado por Fernanda Lima, mas que possui no seu cast um dos elementos mais maravilhosos do programa.
Sempre inclusivo, o programa de Fernanda leva ao seu palco héteros, gays, transexuais, indefinidos, sarados, safados, e tudo o mais que possa existir de saudável em nossa humanidade. Ela faz isso com uma naturalidade de fazer inveja, e por conta desta relação estabelecida com todo o entorno de temas que Amor & Sexo joga no público, que Fernanda Lima segue sendo a cereja do bolo do programa, que agora foi levado para os sábados.
Estreia
Falando do programa de estreia, é interessante ele ter começado discutindo o nudes, uma das febres desta geração web 2.0. E logo nos primeiros segundos descobrimos o porquê do programa ser uma das melhores opções na televisão aberta no Brasil, independente do dia ou horário: seu elenco. Xico Sá continua sendo genial nos seus comentários, não precisando nem de muitas falas para agraciar o espectador com humor inteligente, e boas tiradas sobre comportamento e sexo, coisa que poucos homens conseguem produzir.
Na hierarquia temos logo a seguir Mariana Santos, que consegue ser tão inteligente quanto Xico nos comentários. Bela, de uma simpatia extrema, ela segue sendo um dos pilares do sucesso do Amor & Sexo, na audiência, e nas redes sociais.
Jurados
Otaviano Costa, Regina Navarro Lins, José Loreto e a nova aquisição, Dudu Bertholini, seguem agregando também, é claro.
O roteiro do programa também vem se destacando, este ao longo dos anos. Nas primeiras temporadas, dava para perceber que Amor & Sexo ainda carecia de uma identidade própria, e foi somente com o tempo, com a relação cada vez mais confortável do elenco com o programa, que o desenvolvimento de cada episódio foi se tornando de uma qualidade que impressiona.
No programa do último sábado, cada minuto era utilizado com um propósito bem definido, tudo fluía bem e a quantidade de informações, aliadas a humor e momentos de entretenimento, era de saltar os olhos.
Edição ágil, dinâmica, fica difícil encontrar incômodos ou partes não tão agradáveis no programa inicial desta temporada. Claro que isso é consequência de nove anos de experiência com uma ideia que foi crescendo, se desenvolvendo, amadurecendo e atinge, em sua décima temporada, um ponto que beira o auge. Amor & Sexo não nasceu ótimo, mas foi ficando e hoje dificilmente Fernanda Lima (e equipe) produzirá um programa insatisfatório.
Dos convidados do programa de sábado passado, André Marques e Paolla Oliveira se saíram bem, com destaque para André, que tem a ‘safadeza’ no seu DNA. Quem esperava declarações picantes de Paolla, se decepciou.
Das brincadeiras, a do beijo foi a mais engraçada, interessante, e com um propósito bem legal. No entanto, será um desafio para o programa conseguir esquetes, brincadeiras e momentos originais. Não que precise, mas é sempre bom este ar de originalidade.
Com um início arrebatador, começou mais uma nova temporada de Amor & Sexo. E enquanto o programa conseguir esta proeza de sempre se atualizar, se tornar cada vez mais relevante e produzir entretenimento de primeira, novas temporadas serão bem vindas.
Assista ao programa na íntegra
Luis Fernando Pereira é crítico cultural e editor/administrador do site