O Fantasma
“O Ícone do Cinema teve o grande prazer e honra de fazer parte da cobertura do 8 ½ Festa do Cinema Italiano no Brasil, no qual pôde prestigiar a produção cinematográfica do país”
Por Gabriella Tomasi
Dentre os filmes exibidos e assistidos, todos possuem uma característica em comum: um olhar crítico sobre a sociedade e a política da Itália, durante uma época em que foram imensamente sufocadas e oprimidas pela violência gerada principalmente da máfia na região de Sicília.
Cada um dos filmes consegue tecer e desenvolver uma perspectiva única, mas que além de nos deliciar com as situações cômicas ou humor negro, nos fazem igualmente refletir sobre a própria situação do Brasil, percebendo que nossa realidade não foge muito daquele retratada nos filmes europeus.
Segue abaixo nossa crítica sobre cada um dos longas assistidos:
1) Em Guerra Por Amor
Em Guerra por Amor conta-se a história de Arturo, um homem italiano que vive em Nova York e está apaixonado por Flora. No entanto, sua amada já está comprometida com outro homem, o filho de um dono de restaurante no qual Arturo trabalha. Com a data do casório já marcada, Flora lhe conta que a única forma de ela não se casar é se o amado viajasse para Sicília, onde lá reside seu pai, e convencê-lo a aceitar a mão dela em casamento. Ocorre que, em uma época em que a Segunda Guerra Mundial estava em seu auge e a Sicília como centro de toda a batalha, Arturo se vê compelido a se alistar para o exército norte-americano para adentrar à região e cumprir com sua promessa.
Dirigido, roteirizado e protagonizado por Pif…Continua a leitura