Imagem do filme Abaixando a Máquina 2 (Foto: Domingos Peixoto / Divulgação Assessoria)
Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop
Abaixando a Máquina 2 – No Limite da Linha
Entra em circuito no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira até o dia 23 de março o documentário Abaixando a Máquina 2 – No Limite da Linha. Nele, o diretor Guillermo Planel aborda o impacto dos protestos na imprensa carioca ao entrevistar profissionais da área e apresenta cenas inéditas da tensão entre policiais, manifestantes e repórteres, especialmente os de imagens, que participaram de um dos eventos de maior repercussão na história brasileira.
Após dez anos do lançamento do primeiro Abaixando a máquina, que aborda as questões éticas da profissão, a sequência relembra a morte do cinegrafista Santiago Andrade e traça uma análise dos movimentos a partir da opinião de jornalistas como Ricardo Boechat e Ascânio Seleme; dos fotógrafos Evandro Teixeira, Domingos Peixoto, Severino Silva, Wilton Junior; de midiativistas como Hare Brasil, Patrick Granja e Elisa Quadros (Sininho); do Estado, representado por José Mariano Beltrame (Secretário de Segurança do Rio de Janeiro); de manifestantes; do político Marcelo Freixo, entre outros.
“Em meio ao turbilhão político, a crise dos jornais e ao fortalecimento do midiativismo, o cinegrafista Santiago Andrade é atingido por um rojão em frente à Central do Brasil, e essa tragédia pessoal se torna um divisor de águas nas manifestações. Nesse momento a opinião pública reage como se também fosse atingida por um rojão, e outros limites são colocados em discussão propondo ao expectador uma nova reflexão sobre os fatos”, afirma o documentarista Guillermo Planel (leia a entrevista exclusiva com o diretor aqui)
Até o dia 23 de março, o espaço também recebe a exposição Fé, Luz e Sombras, do fotógrafo Severino Silva, um dos entrevistados do documentário e que cedeu imagens para o filme.
Assista ao trailer Abaixando a Máquina 2 – No Limite da Linha:
Ficha técnica
Direção e roteiro: filme
Montagem: Renata Zambianchi
Edição e finalização: Cesar Trindade
Direção de fotografia: Daniel Planel
Trilha Sonora: Banda Rioclaro
Realização: Ponto de Equilíbrio Imagens
Coprodução: Approach Comunicação e Canal Brasil
Tempo: 90 minutos
Ano de produção: 2016
SERVIÇO
Abaixando a Máquina 2 – No limite da linha Data: 17 a 23 de março Local: Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (Praça Floriano, 7 – Centro) Valor: R$ 24 inteira / R$ 12 meia
Ingresso à venda na bilheteria ou através do site ingresso.com
Classificação: 12 anos
Jornalista carioca, mãe do Heitor. Gestora de Comunidade & Gerente de Projetos do Digitais do Marketing. Repórter do site Cabine Cultural. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo.