Entre Saltos – Foto de Eduardo Bernardino
Documentário tem exibição gratuita no SESC Belenzinho amanhã, dia 11 de fevereiro, às 19 horas; projeto é do Coletivo PI
Em 2013, o Coletivo PI recebeu o Prêmio FUNARTE – Mulheres nas Artes Visuais, pelo projeto intitulado Entre Saltos, perfomance que aborda a figura da mulher no mundo contemporâneo e trata da construção da feminilidade bem como a imagem do feminino em relação à esfera pública. A partir do prêmio, o Coletivo passou a reproduzir esta intervenção urbana em outras grandes cidades (São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Salvador) e o resultado é um documentário (duração de 46 minutos) que será exibido nesta quarta-feira (11 de fevereiro) em São Paulo, no Sesc Belenzinho.
A primeira intervenção aconteceu em fevereiro de 2014 no centro na cidade de São Paulo, onde mais de quarenta mulheres percorreram a cidade e finalizaram a ação no Vale do Anhangabaú onde os sapatos foram enterrados pelas participantes. Em março foi a vez da cidade de Campinas receber a performance, por meio do Sesc Campinas. Porto Alegre foi a terceira cidade a receber o projeto em abril de 2014.
Salvador foi a cidade escolhida para fechar esta série de intervencões do projeto Entre Saltos. O evento na capital baiana percorreu o centro histórico da cidade, em especial a região do Pelourinho. A performance encerrou no Dique do Tororó onde os performers trançaram os sapatos à beira do rio. Ao todo, mais de 150 pessoas participaram do projeto como performers.
O Coletivo Pi é um núcleo de performance e intervenções urbanas que realiza intervenções e ações híbridas a partir do meio urbano e dos espaços públicos, trabalhando nas fronteiras das linguagens: teatro, vídeo, instalações plásticas, dança, entre outras. Foi criado em 2009 pelas atrizes e diretoras Pâmella Cruz e Priscilla Toscano graduadas em Arte-Teatro-UNESP.
Quer conhecer mais do projeto? Assista ao vídeo
SERVIÇO
Exibição documentário Entre Saltos, seguido de bate-papo Feminilidade e Cidade, com orientação do Coletivo Pi Sesc Belenzinho Sala da Internet Livre. Vagas Limitadas 11 de fevereiro 19h00 às 21h30 48 minutos – 01 encontro. 1º Pavimento Entrada Gratuita
www.coletivopi.com