Universidade de Coimbra
Lindas e majestosas, nosso especial adentra no universo mágico da literatura e promete enriquecer a vida de quem fizer a leitura
Espalhadas pelo Velho Continente, as bibliotecas são locais que merecem o topo da lista de lugares para conhecer na Europa, dividindo o mesmo pódio com os museus e palácios. Visitá-las pode ser a melhor opção para viajar pela história e pela cultura mundial. A primeiras bibliotecas datam do século XVI e estão instaladas nas mais tradicionais universidades da Europa. Outras foram construídas em datas mais recentes, mas com projetos de grande valor arquitetônico. Nelas estão livros e imensas coleções que são verdadeiras joias da literatura, das mais diversas áreas. Além do acervo, observar a riqueza da arquitetura e os detalhes das intalações pode ser uma das mais sensacionais experiências de viagem.
Biblioteca da Universidade de Coimbra – Portugal
A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, em Portugal, é um dos monumentos mais belos do país. Construída no século 18, ela foi dividida em dois prédios: o da Biblioteca Joanina, muito conhecida por seu estilo rococó, abriga um antigo acervo de livros e documentos, anteriores a 1800; e o prédio do Edifício Novo, com cerca de um milhão de títulos. Para os turistas que estão em Lisboa, Coimbra fica a aproximadamente 200 quilômetros de distância.
Universidade de Coimbra
Philological Library da Universidade de Berlim – Alemanha
Inaugurada em 2005, a Biblioteca da Faculdade de Filosofia de Berlim está entre os projetos audaciosos do novo século. O arquiteto Norman Foster buscou inspiração no modelo de um cérebro humano para desenhar o prédio que abriga um acervo de mais de 700 mil volumes. É um dos pontos turísticos mais visitados da capital alemã.
University’s Philology Library
Biblioteca do Trinity College – Irlanda
O Trinity College, em Dublin, Irlanda, além de ser a universidade mais antiga da Irlanda (fundada em 1592), tem uma belíssima biblioteca com o maior acervo do país. Entre os 4,5 milhões de volumes está o famoso ‘Book of Kells’, o manuscrito raríssimo feito pelos monges celtas, que data do ano 800. Este livro é um dos itens que mais atraem visitantes ao lugar.
Biblioteca do Trinity College – Irlanda
Biblioteca Pública de Amsterdam – Holanda
A Biblioteca Pública de Amsterdam (Openbare Bibliotheek Amsterdam) se destaca pela arquitetura contemporânea. O edifício com muitos andares é todo envidraçado, permitindo que a luz natural entre nas salas e ainda que os visitantes contemplem as mais belas vistas panorâmicas dos canais e da capital dos Países Baixos.
Biblioteca Publica de Amsterdam – Holanda
Biblioteca Bodleiana (Bodleian Library) – Inglaterra
Uma das mais antigas bibliotecas da Europa, a Bodleian, principal acervo de pesquisa da Universidade de Oxford, reúne manuscritos raros como as cópias certificadas da Magna Carta. O local serviu de cenário para a saga Harry Potter.
Broad Street, Oxford photographer, Oxford University, Weston library
Biblioteca Pública de Birmingham – Reino Unido
Um prédio de arquitetura moderna que combina inovação com raridades shakespearianas é a nova biblioteca localizada em Birmingham, a duas horas de Londres, inaugurada em 2013. É a maior biblioteca pública da Europa em número de visitantes, que deverão transitar pelos seus 31 mil metros quadrados, divididos em 10 andares entre jardins suspensos, anfiteatro, espaço musical, wi-fi e uma infinidade de livros e arquivos raros.
Biblioteca Pública de Birmingham – Reino Unido