Cinema

Especial Golpe de 1964: Batismo de Sangue tem exibição em São Paulo

Batismo de Sangue – Divulgação

No mês em que lembramos os 50 anos do golpe que levou o Brasil a viver numa ditadura militar, o projeto Cine Direitos Humanos promove exibição especial de filmes que buscam de alguma forma dialogar com o assunto. Nesta edição de encerramento, que acontece dia 19 de abril, sábado, às 11h00, o projeto exibirá Batismo de Sangue, filme do cineasta Helvécio Ratton. A sessão é gratuita e acontece no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação, São Paulo).

Protagonizado por Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes, Ângelo Antônio, Léo Quintão, Odilon Esteves. Marcélia Cartaxo e Marku Ribas, Batismo de Sangue é baseado no livro homônimo de Frei Betto vencedor do prêmio Jabuti.

História
A história aborda a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar brasileira, no final dos anos 1960. Eles, movidos por ideais cristãs, decidem apoiar a luta armada, e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, enviado para o exílio na França onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. Batismo de Sangue foi vencedor dos prêmios de melhor direção e melhor fotografia no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No Festival de Cuiabá, recebeu os prêmios de melhor trilha sonora e melhor fotografia.

SERVIÇO
Cine Direitos Humanos – Especial Golpe de 1964
Batismo de Sangue, dirigido por Helvécio Ratton (2006, 110 min, classificação indicativa: 14 anos) 19 de abril de 2014, sábado, às 11h00 Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação, São Paulo)

Entrada franca

Shares: