Espelho para Cegos
Desde o mês de maio, Sônia Robatto, Anita Bueno e Zeca de Abreu, atrizes da Companhia Teatro dos Novos, e participantes da universidade LIVRE de Teatro Vila Velha ensaiam a próxima montagem do grupo: Espelho para Cegos com textos da peça Teatro Decomposto ou o Homem-Lixo (Le Théâtre Decomposé ou L’Homme Poubelle, título original em francês. Paris, 1992). O trabalho conta ainda com a participação em vídeo da atriz Neyde Moura, indicada ao Prêmio Braskem de Teatro 2012.
Aclamado pela crítica mundial, o autor expõe em seu texto a decomposição das relações humanas, a solidão, o controle social, o aprisionamento, a subserviência e vários entraves contemporâneos. As metáforas de Visniec exigem uma percepção muito sensível e aguçada, com muitas possibilidades associativas e interpretativas. Nada é gratuito, aleatório ou se detém apenas numa única leitura. Há muita poesia e humor, com alto teor filosófico e político.
Sonia Robatto
O trabalho tem direção de Marcio Meirelles, co-direção de Bertho Filho e também contou com a colaboração do diretor escocês Douglas Irvine, graduado pela Royal Conservatoire of Scotland, que fez uma residência no Vila; além de proporcionar aos participantes da LIVRE estágio como atividade de extensão do programa de formação em artes cênicas do Vila.
VISNIEC
O dramaturgo Matéi Visniec, 56 anos, começou a escrever na Romênia dos anos 1970, sob o regime do ditador socialista Nicolae Ceausescu. O autor, no entanto, sentia-se atraído pelas vanguardas do início do século 20 – sobretudo pelo surrealismo, dadaísmo e expressionismo. A união entre sua postura politizada e o aprofundamento subjetivo em seus textos agora pode ser vistas em 13 de suas peças publicadas pela Editora É Realizações no Brasil. Suas peças já foram montadas em mais de 20 países e publicadas no Brasil pela Editora É Realizações. Pelo menos, duas delas foram encenadas em palcos brasileiros: Um Trabalhinho para Velhos Palhaços, que teve uma montagem dirigida há 12 anos por André Paes Leme, e Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo, realizado há seis anos pelo diretor Luiz Furlaneto.
Espelho Para Cegos – Marcio Lima
SERVIÇO
Espelho para Cegos 16, 17, 18, 23, 24 e 25/08. Sexta e Sábado: 20h. Domingo: 19h
R$ 30 e 15. Sala Principal