Música

Espetáculo Xirê Orixá – Divindades da Criação realiza curta temporada no Rio de Janeiro

Oxum Deusa da Beleza – Espetáculo Xirê Orixá – Divindades da Criação

“Em cena, oito atores/bailarinos, trajados com as cores e vestimentas características dos deuses africanos, dançam como se o próprio Orixá estivesse presente, ao som de atabaques”

Por Úrsula Neves

A peça teatral Xirê Orixá – Divindades da Criação será apresentada em curta temporada nos palcos do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, entre os dias 22 e 25 de outubro. Dirigido e coreografado por Márcio Moura, o espetáculo traz uma releitura sobre algumas lendas dos orixás mais conhecidos, como Oxum, Ogum e Iemanjá.

Primeira montagem da Ore Companhia Artística, Xirê Orixá possui 50 minutos de duração e tem como proposta levantar a bandeira a favor de todas as religiões, notabilizando as raízes do povo brasileiro. Em menos de um ano de estrada, o espetáculo já levou centenas de pessoas a conhecerem um pouco mais sobre as divindades iorubas, povo proveniente da África Ocidental.

Em cena, oito atores/bailarinos, trajados com as cores e vestimentas características dos deuses africanos, dançam como se o próprio Orixá estivesse presente, ao som de atabaques, ecoados por dois músicos, e pelas principais músicas da MPB que versam sobre a temática afro.

Para Márcio Moura, responsável pela montagem, a peça tem um papel fundamental em elucidar o público sobre questões atuais, como o a tolerância entre os diferentes segmentos religiosos. “O Xirê Orixá traz uma mensagem de paz e harmonia, exaltando as raízes e a miscigenação da sociedade brasileira. Em nosso corpo de atores e bailarinos temos seguidores de diferentes religiões, como o Candomblé, a Umbanda, o Cristianismo, dentre outras”, afirma Marcio.

FICHA TÉCNICA
Espetáculo Xirê Orixá – Divindades da Criação Direção e coreografia: Márcio Moura Figurinos: Fernanda Sabino Ambientação Cênica: Raquel Theo Desenho de Luz: Álvaro Assad

Fotografias:Carlos Freixo

Shares: