A Menina dos Campos de Arroz
Primeiro longa de ficção da diretora Xiaoling Zhu tem no elenco atores não-profissionais e marca história pelo ineditismo
O próximo dia 28 de maio será bem interessante para os cinéfilos que gostam de se aventurar por novas cinematografias e por novas experiências em termos de narrativa ou de estrutura fílmica. Isso porque estreia no Brasil o filme A Menina dos Campos de Arroz, escrito e dirigido por Xiaoling Zhu.
Trata-se do primeiro filme falado inteiramente em língua Dong e o primeiro longa-metragem da diretora, nativa da região. A história é contada por moradores do vilarejo, atores não-profissionais interpretando os personagens.
Xiaoling Zhu disse recentemente,
“É uma ficção pura, inspirada por fatos e personagens reais. Ele mostra a realidade de famílias cujos pais vão para cidades grandes trabalhar e os avós criam os netos, além de trabalharem nos terraceamentos de arroz. Eu nasci nesta região e queria mostrar como, no dia a dia, tradição e sociedade moderna se encontram de vez em quando, e outras vezes, não.”
Trama
A história se passa em um pequeno vilarejo na montanha, localizado no sul da China, vive A Qiu, uma menina de 12 anos de idade, que tem esperança de se tornar uma escritora e viajar o mundo. Porém, a vida é dura na província autônoma de Guangxi, lar do povo Dong, e seus sonhos parecem improváveis de se realizar. Seus pais foram para a cidade trabalhar e A Qiu e seu irmão mais novo ficam com seus avós. Eles vão para escola e ajudam a cuidar dos campos de arroz da família todos os dias.
Quando a avó morre repentinamente, os pais precisam voltar para trabalhar no arrozal e a vida é uma grande luta pela sobrevivência. Por meio das anotações no diário de A Qiu acompanhamos os altos e baixos da menina durante um ano cheio de acontecimentos marcantes, ao longo das estações e temporadas de arroz.
Promete um boa experiência para os amantes do cinema.
Veja o trailer de A Menina dos Campos de Arroz