Música

Estreia no Rio: espetáculo infantil aborda questões ecológicas

Rock’n Lixo – Creditos de Leonardo Lois e Maria Estephania

Rock’n Lixo – Uma história para reciclar o Brasil leva aos palcos música, arte e ecologia

O teatro infantil apresenta mais uma interessante opção para as famílias cariocas. Trata-se da peça Rock’n Lixo – Uma história para reciclar o Brasil, que tem texto de Ana Luisa Leite e Adriana Maia; Adriana também é responsável pela direção do espetáculo, que é um musical com temática ecológica que busca despertar nas crianças o interesse para as questões ambientais, principalmente a importância da separação do lixo e a reciclagem. A peça estreia no próximo sábado, dia 09 de agosto, no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro. A temporada se estende até 14 de setembro e tem sessões aos sábados e domingos.

O espetáculo/show musical se utiliza de múltiplas linguagens para despertar a atenção da criançada, misturando teatro de animação – através de manipulação de bonecos – e música ao vivo, com uma banda clássica de rock’n roll com baixo, guitarra e bateria.

História
Rock’n Lixo – Uma história para reciclar o Brasil conta a história da menina Gaia, considerada diferente das outras de sua idade por gostar de construir obras de arte com materiais descartados no lixão. Durante a busca por objetos que possam ser reaproveitados, Gaia encontra com Plastrícia (o plástico), Metaulo Autran (o metal), Vidrícius de Moraes (o vidro) e Papenélope (o papel), além dos orgânicos Macaxeira, que veio diretamente do interior pernambucano, e a caribenha Salsa. Sucatas que na imaginação de Gaia se transformam nesses carismáticos personagens que vivem no lixo, mas gostariam de ganhar outra utilidade com a ajuda da menina.

Materiais reutilizados
O cenário, figurino, instrumentos de percussão e bonecos manipulados pelo elenco são confeccionados (quase todos) materiais  reutilizados. As sucatas vêm da separação do lixo doméstico, de garimpos em lixos de escritório, ferros-velhos, refugos de confecções de roupas e mutirões de coleta na praia. A banda toca instrumentos feitos de garrafão de água e lata, mangueira de borracha, baldes de tinta, garrafa PET e outras invencionices ecologicamente responsáveis.

A trilha sonora, composta por Leonardo Lois e Ana Luisa Leite, é predominantemente voltada para o rock, mas há também canções em ritmo de salsa e forró.

SERVIÇO
Rock’n Lixo – Uma história para reciclar o Brasil
09 de agosto a 14 de setembro (exceto dias 30 e 31 de agosto que não haverá apresentação). Sábados e domingos. 16h Centro Cultural Justiça Federal Avenida Rio Branco, 241 – centro

R$ 30 (inteira). R$ 15 (meia),

Shares: