Le Passé, do diretor iraniano Asghar Farhadi
A mais nova edição do Festival Varilux de Cinema Francês chega ao Brasil com a missão de quebrar o recorde do ano anterior, onde 90 mil pessoas em 40 cidades brasileiras assistiram aos filmes do festival. Em 2014 o evento chega a 45 cidades (75 cinemas) com estimativa de chegar aos 100 mil espectadores.
O festival acontece de 9 a 17 de abril e exibirá o melhor da cinematografia francesa recente, com uma seleção de mais de 15 filmes, contemplando longas de maior impacto do ano de 2013, com os mais variados gêneros e os mais destacados diretores e atores do momento.
Na programação já confirmada, estão os longas “L’amour est un crime parfait”, dos irmãos Larrieu; “L’extravagant voyage du Jeune et prodigieux T.S Pivet”, do diretor de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, Jean-Pierre Jeunet; “Le Passé”, do diretor iraniano Asghar Farhadi, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro por “A Separação” (2012); “Les garçons et Guillaume à table”, de Guillaume Gallienne e “Neuf Mois ferme”, de Albert Dupontel, ambos filmes com espetacular sucesso de público com mais de dois milhões de espectadores na França; ; e “Yves Saint-Laurent”, de Jalil Lespert.
Com produção da Bonfilm, o evento segue em rumo a sua 5ª edição e se solidifica como o primeiro festival de cinema com alcance nacional, revelando públicos para muito além dos grandes centros e capitais.
Para o diretor da Bonfilm e do festival, Christian Boudier, o sucesso do festival é mais uma prova do que o público brasileiro gosta muito e confia no cinema francês.
“Ao longo dos anos, o Festival Varilux se tornou um dos maiores eventos de cinema a nível nacional. Esse feito só é possível graças ao crescente interesse do público pela cinematografia francesa. Nesta edição, não será diferente”, espera o diretor.