Frances Ha
Direção de Noah Baumbach (A Lula e a Baleia/ 2005), o filme Frances Ha é uma comédia dramática bem atual, em preto e branco, cuja personagem principal é a jovem Frances, perdida nos seus sonhos e devaneios.
Em ritmo contagiante, temos a história de Frances (Greta Gerwig), uma jovem que mora na frenética Nova York, junto com sua grande amiga Sophie (Mickey Summer). Frances faz parte de uma companhia de dança como aluna participante, e sonha em se tornar uma grande bailarina, apesar de não possuir o talento necessário.
Quando sua amiga Sophie decide ir morar em um bairro mais elegante com outra amiga, Frances passa a morar com dois amigos e sente muita falta de Sophie. Ao mesmo tempo termina com o namorado e não consegue se destacar na companhia de dança
Este filme de personalidade mostra-nos o retrato desta geração atual, com humor e muito carinho. Frances tem uma personalidade contagiante, perdida nos seus sonhos, buscando caminhos nos seus desejos internos. Contenta-se com o que sonha , mas busca algo melhor, tropeça, cai, levanta, dá risada das suas incertezas. Um personagem cativante, que encara a vida com esperança e sempre achando, mesmo quando não acontece como esperado, que poderia ser pior.
O diretor Noah Baumbach e a atriz Greta Gerwig trabalharam juntos no roteiro deste filme, como também na comédia O Solteirão (2010). Esta atriz dá a protagonista um toque especial, um tom natural e real ao mesmo tempo, uma Frances Ha cabeça de vento, sonhadora, sem cair no caricato.
A trilha sonora é realmente o peso do filme, onde se ouve desde Bach e Mozart, até Paul McCartney, David Bowie, The Rolling Stones. É realmente o grande diferencial deste filme.
Um filme atual, onde o preto e branco se incorpora a modernidade, onde fala-se de laços de amizade, insegurança e incerteza dos jovens, que muitas vezes não sabem que rumo tomar ao entrar na fase adulta. E ao mesmo tempo não querem sair deste mundinho adolescente.
Marcia Amado Bessa é enfermeira e escreve para o ótimo blog parceiro CineAmado