Homem Irracional
Filme chega aos cinemas brasileiros em 27 de agosto; novo filme de Woody Allen traz Joaquin Phoenix e Emma Stone no elenco
O novo filme de Woody Allen, que foi aclamado no último Festival de Cannes, promete agradar em cheio aos amantes de filosofia. Homem Irracional, conta a história de um professor de filosofia atormentado, que passando por uma crise existencial redescobre a vontade de viver após começar um relacionamento com uma de suas alunas. O filme ganhou nova estreia no Brasil e agora chega aos cinemas do país no próximo dia 27 de agosto.
Filosofia
E de onde vem este novo fascínio de Allen pela filosofia?
Bem, não é tão novo, ao menos quem já acompanha o trabalho do cineasta sabe bem que temáticas existenciais sempre fizeram parte de seus filmes.
Ele mesmo diz,
“Desde muito jovem, não sei bem porquê, sempre fui levado a pensar sobre o que as pessoas costumam chamar de “as grandes questões”, diz. “Estas questões se tornaram objetos com os quais brinco se for o caso de uma comédia ou lido de uma forma mais conflituosa se for o caso de um drama.”
O interesse pela filosofia começou a aparecer quando Allen assistiu aos filmes de Ingmar Bergman na adolescência.
“Eles me chamaram a atenção”, diz. “Na época não havia lido Nietzsche ou Kierkegaard, os filósofos que Bergman admirava tanto, mas todo aquele material me tocou profundamente. Fiquei fascinado pelos seus filmes, questões e problemas abordados. Os anos foram passando e li alguns livros relacionados à filosofia, podendo compreender mais claramente quem o havia influenciado e as ideias representadas nos filmes. Então cresci gostando de ler filosofia, comparando os filósofos e como desafiavam e refutavam um ao outro acerca de suas ideias contrastantes sobre questões impossíveis de responder”, complementa.
Filmaço que promete muito.