Jornal da Band
Um dos melhores e mais respeitados jornais da televisão aberta no Brasil programa um especial durante a semana sobre o rio Paraíba do Sul
O Jornal da Band, um dos melhores – senão o melhor – jornais da televisão brasileira, vai fazer um especial muito relevante durante esta semana. A série especial “Rio Vivo”, que destaca a importância do rio Paraíba do Sul para a vida dos brasileiros.
As reportagens são de Márcio Campos com imagens de Ricardo Simões e edição de Adriana Alves.
Conheça o rio
O rio Paraíba do Sul nasce no estado de São Paulo e desagua no mar em São João da Barra, no norte do Rio de Janeiro. Com mais de 1.100 quilômetros de extensão, ele abastece de água os dois estados, deixa marcas de sua passagem também em Minas Gerais e uma história importante no desenvolvimento e na cultura do País.
O especial faz uma viagem no tempo, entre o Brasil do café e o Brasil das hidrelétricas. Há descobertas de segredos da cultura caipira que nasceu no Vale do Paraíba e se espalhou pelo país.
As reportagens mostram uma romaria fluvial até a basílica de Aparecida, onde está a imagem de Nossa Senhora que foi encontrada por pescadores nas águas do rio 300 anos atrás e se transformou na Padroeira do Brasil.
Gastronomia regional
O Jornal da Band mostra também a gastronomia regional, acompanha uma roda de jongo e ouve as saborosas histórias do povo do Vale, como o Ditão Virgílio, o homem que sabe direitinho onde é que vive o Saci Pererê, do folclore brasileiro.
Apesar das cicatrizes ambientais deixadas no rio por indústrias, esgoto e extração ilegal de areia, o rio Paraíba do Sul revive pela ação consciente de pessoas e iniciativas de empresas da região, como a Band Vale, que há 14 anos comanda um projeto de preservação do rio.
A série “Rio Vivo” vai ao ar de segunda (2) a sábado (7) no Jornal da Band, a partir das 19h20