How To Get Away With Murder
Séries: escolhas precisam ser feitas todos os dias – mas será que você sabe avaliar as consequências?
A vida é uma eterna tomada de decisões, cada escolha que fazemos cada passo que tomamos, nos direciona a um objetivo. Tanto para aqueles que já possuem planos, como para os que ainda não sabem ao certo o que querem, existem momentos em que não tem jeito: é preciso escolher, ainda que sob a pressão da indecisão e do medo de que algo possa dar errado.
Nessas horas, uma ajudinha vai sempre bem. E por que não obter essa ajuda fazendo algo divertido – que provavelmente você já está acostumado a fazer, só não se deu conta de que pode ser útil para aqueles momentos decisivos da nossa trajetória.
Leia também
Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient
Com o crescente número de séries e plataformas de streaming, é praticamente impossível encontrar alguém que não assista a nenhuma série televisiva. Segundo a pesquisa Toluna, feita com 826 brasileiros, 93% dos entrevistados acessam alguma plataforma de streaming ou serviços de conteúdo em vídeo pela internet.
A parte boa é que ao ver na telinha situações vividas pelos mais diversos personagens, conseguimos repensar aspectos da nossa própria vida. Pensando nisso, o professor Uranio Bonoldi, especialista em tomada de decisão da Fundação Dom Cabral, separou três séries em que os personagens são colocados constantemente à prova. Confira:
Grey’s Anatomy – É uma das séries mais longas e aclamadas pelo público: está em sua 16ª temporada. No ar desde 2005, a série conta a história de Meredith (Ellen Pompeo), uma médica bem sucedida que passa por constantes provações durante a sua vida pessoal e profissional. “As escolhas de Meredith fazem parte do caráter dela, são todas embasadas na índole da personagem, que leva muito em conta seus princípios (valores) e suas vivências dentro do hospital. Ela lida com a vida e a morte, tomando decisões mesmo sob muita pressão”, argumenta Uranio.
How to Get Away with Murder – Quando um grupo de jovens estudantes de direito se vê envolvido em casos de assassinatos, cabe à professora e advogada criminal, Annalise Keating (Viola Davis), salvar a pele deles. “Por ser uma advogada criminal, Annalise faz muitas escolhas difíceis ao longo da carreira, alguns casos exigem muito sangue frio e baixa prática de valores num mar de decisões pouco refletidas. Já nas vezes em que deixa a emoção falar mais alto, as consequências por vezes também são devastadoras. Por isso, vale a pena pesar os dois lados de uma escolha, pois as consequências dos nossos atos sempre vêm à tona, uma hora ou outra”, diz Bonoldi.
How I Met Your Mother – A série narra a saga de Ted Mosby (Josh Radnor) em busca do amor de sua vida, mas ao longo do caminho, ele muitas vezes perde a esperança. “Ted é um clássico jovem romântico que acredita no amor. Durante sua busca, ele se apaixona e desapaixona por muitas mulheres que acha ser a pessoa certa. Ele percebe que todas elas o levaram ao encontro de quem ele sempre procurou. Isso mostra que todas as escolhas, certas ou erradas, foram aprendizado para ele chegar até o seu “feliz para sempre”, finaliza o professor.
Uranio Bonoldi atua como professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, e é palestrante e escritor. A partir de sua longa experiência executiva em cargos de alta gestão, observou a dificuldade das pessoas em tomar decisões não só nos negócios, mas também na vida pessoal. Tal constatação levou-o a integrar sua experiência profissional a pesquisas e reflexões sobre liderança e processo de decision making. Na Fundação Dom Cabral ministra aulas para executivos sobre poder e tomada de decisão.