Cinema

Livros: “O Menino Nito” e “Van Gogh – Paula e Vincent são amigos”

O Menino Nito

O primeiro livro é “O Menino Nito”, de Sonia Rosa, da editora Pallas. O Heitor ganhou esse livro da tia Andréa Lima, da Evangelização Espírita do União Espírita Carlos Chagas, onde também sou evangelizadora.

Sempre gostei de ler, desde pequenininha pedia livros de presente para aos meus pais e aos parentes mais próximos. Gostava de ir nas bibliotecas públicas perto de casa para pegar livros e gibis emprestados. Foi lendo “Ilíada”, de Homero, ainda na adolescência que tive a ideia de colocar o nome do meu futuro filho de Heitor.

É claro que tive a preocupação de incentivar o meu pequeno Heitor desde cedo, hoje com 4 anos, a também amar os livros. Ele ainda está começando a aprender as letras do alfabeto, mas já adora histórias e pede para que eu as conte para toda noite antes dele dormir.

Pensando em como cultivar o gosto pela leitura é importante para as novas gerações, resolvi indicar dois livros em especial que pertence a pequena biblioteca do Heitor. São histórias que considero inspiradoras, capazes de mudar o pensamento e a atitude das crianças.

O primeiro livro é “O Menino Nito”, de Sonia Rosa, da editora Pallas. O Heitor ganhou esse livro da tia Andréa Lima, da Evangelização Espírita do União Espírita Carlos Chagas, onde também sou evangelizadora.

Leia também

Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient

O personagem central da história é Nito, um menino negro, boNITO e muito alegre. As questões da autoestima, da beleza negra e do machismo são tratadas de uma maneira delicada e inteligente pela autora.

Antigos valores culturais como ensinar aos meninos que eles não devem chorar porque são homens são desconstruídos lindamente por Sonia Rosa, com a ajuda das belas ilustrações de Victor Tavares.

Já o segundo livro é “Van Gogh – Paula e Vincent são amigos”, de Anna Obiols e Subi, da Editora Ciranda Cultural. O Heitor o ganhou de presente da prima Jéssica Santiago. A história conta a amizade entre a garotinha Paula, que mora na cidade de Arles, na França, com o pintor Vincent Van Gogh… Continua a leitura

Shares: