Neojiba – Foto Tatiana Golsman
Orquestra Juvenil da Bahia realiza últimos concertos antes de embarcar para a turnê internacional, que passará Itália, Inglaterra e Suíça
Os soteropolitanos terão a oportunidade de conhecer antes do público europeu o novo programa da Orquestra Juvenil da Bahia, com repertório exclusivo preparado para a Turnê Europa 2014. As apresentações acontecem nos dias 18 e 27 de agosto, às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves com ingressos à venda na bilheteria do teatro por R$4 e R$2. Quase de graça!
Europa
A Orquestra Juvenil da Bahia realiza a Turnê Europa 2014, entre 5 e 17 de setembro, sob regência do maestro Ricardo Castro e com solistas de grande destaque no universo da música de concerto. A turnê acontece em 7 cidades e em 3 países: Itália, Inglaterra e Suíça, onde ela será a orquestra residente do Festival de Musique Classique de Montreux-Vevey. No dia 18 a Orquestra Juvenil da Bahia será regida pelo maestro Ricardo Castro e o público poderá ver à execução da 1ª Sinfonia de Mahler, Titã, além das Danças Sinfônicas, de West Side Story, do compositor americano Leonard Bernstein.
Os jovens músicos do Neojiba iniciam a Turnê Europa2014 na 69ª edição do Festival de Musique Classique de Montreux-Vevey, na Suíça, onde a Orquestra Juvenil da Bahia será a orquestra residente sob regência do maestro Ricardo Castro além do jovem regente Yuri Azevedo, de apenas 22 anos, vencedor do prêmio Eleazar de Carvalho em 2012. Os solistas convidados serão os pianistas Martha Argerich, aclamada pianista argentina radicada na Suíça e vista como uma das maiores lendas de sua geração e da época pós-guerra; e Alexander Gurning, pianista de mão cheia que se destaca como compositor e improvisador, ganhador do prêmio Choc da revista francesa Le Monde de la Musique pelo seu primeiro álbum solo, na série Martha Argerich Presents, com obras de Stravinsky e Debussy.
Para finalizar a turnê europeia, a Orquestra Juvenil da Bahia retorna ao Queen Elizabeth Hall, em Londres. Na capital inglesa, os meninos se apresentam ao lado do percussionista escocês Colin Currie. Juntos, Currie e a Juvenil da Bahia executam a peça riSE and fLY, composta por Julia Wolfe especialmente para ele, além da lendária 1ª Sinfonia de Mahler.