Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop
Nova temporada de A Outra Casa
A vulnerabilidade do ser humano diante dos transtornos da memória é o ponto de partida para o desenvolvimento deste thriller emocional escrito pelo autor norte-americano Sharr White em A Outra Casa, que volta aos palcos cariocas no dia 30 de abril, de sexta a domingo, no Teatro Cândido Mendes. A montagem inédita no Brasil conta a história de uma neurologista de sucesso que se vê desafiada pelos próprios lapsos de memória. O espetáculo vai sendo construído através de um quebra-cabeça que envolve protagonista, público e personagens desde a primeira cena.
O projeto chegou às mãos da atriz Helena Varvaki em 2015, pelas mãos de Marjorie Estiano e do tradutor Diego Teza. A atriz, que acaba de ser premiada pela sua personagem Enfermeira Ratched, em Um Estranho No Ninho (de Dale Wasserman e direção de Bruce Gomlevsky), se encantou pelo projeto e convidou Gabriela Munhoz, que foi preparada por Helena no longa Vidas Partidas, de Marcos Schechtman, para atuar no espetáculo. Em seguida chamou o marido Manoel Prazeres para dirigi-las continuando nos palcos a parceria profissional iniciada em 1987 com a fundação do Teatro Kairos. Juntos escolheram o resto do elenco formado pelos atores Alexandre Dantas (temporada de estreia, no CCJF), Marcos França (segunda temporada, no Teatro Cândido Mendes), Rick Yates e Daniel Orlean, que também assina a assistência de direção.
A Outra Casa
Com a boa repercussão da estreia, o autor Sharr White se prontificou a vir para a reestreia e fará um bate-papo com a plateia, no dia 1º de maio, após a apresentação. A peça é considerada uma obra prima do escritor, que teve sua estreia internacional no final de 2012 na Broadway com a Laurie Metcalf no papel principal. A grande estreia aconteceu depois de passar pelo circuito off, quando foi indicada ao Outer Critics Circle Award como melhor peça off-Broadway e Melhor Atriz (Laurie). Além de teatro, Sharr é conhecido por ser o autor da série The Affair, ganhadora de vários Globos de Ouro.
Sinopse:
Juliana Smithton (Helena Varvaki), uma neurologista de sucesso, tem um lapso de memória na apresentação para uma plateia de médicos de um novo remédio desenvolvido por ela. A partir deste episódio ela vai sendo impulsionada a rastrear sua lucidez. Este rastreamento é feito através de embates com seu marido, com sua médica, com as lembranças de sua filha desaparecida e consigo mesma. No decorrer da trama, o espectador vai sendo levado, junto com a protagonista, à compreensão do que está de fato ocorrendo. O público é convidado a montar o quebra-cabeça, acompanhando a trajetória de aceitação e transformação de Juliana ao relembrar e assimilar os acontecimentos de seu passado.
Entrevista
Em entrevista exclusiva para a Coluna Cultura Pop e Etc., a atriz Helena Varvaki explicou como foi o processo de construção deste personagem tão complexo. “Fui buscando compreender os caminhos e descaminhos da Juliana através do que me é dado no texto. Quais são as circunstâncias que ela se encontra? Como ela lida com os acontecimentos e pessoas a sua volta? Como ela lida com a profissão? Gosto muito de fazer perguntas quando começo um processo e busco não dar respostas imediatas. O espaço da dúvida é, na minha percepção, um espaço bem mais fecundo que o das certezas. Teve um desafio muito concreto que foi dar conta do texto, as cenas são entrecortadas, não seguem um fluxo fácil. Mas os desafios são impulsos! O processo de ensaios, com a condução do diretor (Manoel Prazeres) e a troca com meus parceiros de cena foram também fundamentais. A trama é muito bem construída e trata de um tema que tem me tocado muito. A fragilidade perante a perda da memória e como somos capazes de não estagnar na vida por conta disso. Também me encanta o fato da Juliana ser uma pessoa extremamente inteligente e que, apesar disso, não consegue ver o que está acontecendo com ela”.
Ficha Técnica Texto: Sharr White Tradução: Diego Teza Direção: Manoel Prazeres Assistente de Direção: Daniel Orlean Elenco: Helena Varvaki, como Juliana Marcos França, como Ian Gabriela Munhoz, como A Mulher Daniel Orlean / Rick Yates, como O Homem Meninas nas imagens: Joana Pacheco e Luiza de Freitas Paiva Cenografia: Doris Rollemberg Figurinos: Leticia Ponzi Iluminação: Renato Machado Trilha sonora: Rick Yates e Renato Alscher (Another Hot Brand) Direção de Vídeo: Rodrigo Turazzi Assistente de Direção de Vídeo: Duda Paiva Fotografias: Guido Argel Programação visual: Flavio Luiz Pereira Direção de produção: Rafael Fleury e Manoel Prazeres Administração: Rosa Ladeira Operação de som e projeção: Sonia Margarita Operação de luz: Pedro Thimoteo Camareira: Fernanda Botelho Contrarregra: Luis Felipe Cardoso Realização: Helena Varvaki, Gabriela Munhoz, Daniel Orlean e LMPR Serviços Tecnológicos e Culturais Ltda
Divulgação: Lu Nabuco Assessoria em Comunicação